Série em Cenas

A Vizinha da Mulher da Janela

(The Woman in the House Across the Street from the Girl in the Window, EUA, 2022)
  • Gênero: Comédia
  • Criador: Hugh Davidson, Larry Dorf, Rachel Ramras
  • Canal: Netflix
  • Elenco: Kristen Bell, Michael Ealy, Tom Riley
  • Duração: 30 minutos

Apesar de avanços significativos no ambiente científico e de abordagem sobre saúde mental, ainda vivemos a atribuição da loucura para menosprezar uma opinião ou desqualificar um comportamento ou o próprio interlocutor. Quando isso acontece com mulheres, é fácil notar que não se trata apenas de uma situação, mas de um papel imposto à sujeita. E é exatamente esse o grande ponto de sustentação de A Vizinha da Mulher na Janela, minissérie disponível na Netflix.

Após uma tragédia pessoal, a rotina de Anna (Kristen Bell) foi transformada em dias regados a vinho, comprimidos, ostracismo e longas observações da vida alheia de sua janela. Com imaginação fértil e atitudes típicas de quem vive o luto, vê sua sanidade questionada a todo momento, inclusive por ela mesma. 

A Vizinha da Mulher na Janela
Colleen E. Hayes/NetflixETFLIX

O costume se torna mais perigoso e nocivo quando um novo vizinho se muda com sua filha para frente da sua casa. Com um desejo secreto pelo homem e um sentimento bastante genuíno pela garota, vê essas novas coisas se tornando questionadas e questionáveis sob a ótica da social normalidade que nos coloca num papel de julgadores.

Apoie o Cenas

A Vizinha da Mulher na Janela, impressiona ainda mais quando tudo fica cada vez mais intenso a partir do momento que a protagonista testemunha um crime e percebe que se encontra sob julgamento de diferentes frentes. Sem apoio, mas determinada a entender o que realmente aconteceu, vive uma série de situações que são tratadas em um tom de ironia e sarcasmo que ajudam a aliviar.

A Vizinha da Mulher na Janela
Colleen E. Hayes/Netflix

O termo Gaslighting é um termo originado na década de 30, inspirado por uma dramaturgia, mas popularmente adotado nos anos 60. Ele se define em abusos psicológicos baseados na manipulação de uma pessoa fazendo com que se questione a sua memória, capacidade e percepção, além da própria sanidade mental. E isso a série apresenta não como uma violência que parte de um alguém, mas de um papel atribuído e assumido de nível muito mais amplo, envolvendo todas as esferas.

Rápida, intensa e questionadora, A Vizinha da Mulher na Janela mexe com o risível para temperar o drama de ser sempre colocada em um papel de louca e ter sua visão frequentemente questionada. Do tipo de série que se consome em uma única sentada, com o coração sendo testado a todo momento.

Melhor Episódio
T01E07 – Episódio 7

Série em Cenas

Curte as colunas do Cenas? Apoie o site!

Soraya Lopes

Gerente de produto, comunicadora e buscadora constante de um descanso para a cabeça é viciada em séries e qualquer bobagem de tv que envolva comida, decoração ou sobrevivência e não tem escrúpulos de se emocionar com estas coisas. Se empenha em estudar filosofia, sociologia, psicologia e outros temas que possibilitem entender cada vez mais as pessoas.
Botão Voltar ao topo