Crítica | Streaming e VoD

Alemão

(Alemão, BRA, 2014)

Ação
Direção: José Eduardo Belmonte
Elenco: Antônio Fagundes, Cauã Reymond, Caio Blat, Gabriel Braga Nunes, Marcello Melo Junior, Milhem Cortaz Otávio Muller, Mariana Nunes, Jefferson Brasil
Roteiro: Gabriel Martins, Leonardo Levis
Duração: 90 min.
Nota: 6 ★★★★★★☆☆☆☆

Todo o Brasil acompanhou a tomada do morro do Alemão pela polícia em 2011. E é justamente pela notoriedade da operação que Alemão, dirigido pelo brasiliense José Eduardo Belmonte (Billi Pig), chama a atenção.

O roteiro de Gabriel Martins (Meu Amigo Mineiro), com colaboração de Leonardo Levis (O Concurso), ficcionaliza o fato e vai além daquilo que sabemos. Nele, um grupo de policiais infiltrados para possibilitar a invasão é descoberto por Playboy, o chefe do morro. Enquanto se protegem, tentam descobrir qual deles é o informante.

Apoie o Cenas

No elenco, diversos nomes conhecidos, como Antônio Fagundes (Quando Eu Era Vivo), Otávio Muller (O Gorila), Cauã Reymond (Meu País), Caio Blat (Entre Nós) e Milhem Cortaz (Trinta), entre outros.

Histórias de traição onde se tenta descobrir o traidor são sempre interessantes e têm, geralmente, tramas semelhantes. Belmonte cede aos clichês do gêneros e os soma a referências bem utilizadas de outros títulos que retratam as corporações policiais. De certo modo, o filme segue bem.

Porém, tem dificuldades em superar o desenvolvimento de alguns personagens e não consegue sobreviver após a revelação principal. A partir daí vira apenas mais um filme do gênero, com tiros, explosões e muitos eventos e acontecimentos que não precisam ser explicados.

A falta de interesse que chega após esse momento é notória e pouca atenção é dada a tramas que o diretor e os roteiristas julgavam ser importantes, como as relações amorosas e familiares.

Está muito longe de ser tão ruim como o que andaram dizendo por aí. Como filme de ação, tem a sua eficiência e atinge o objetivo principal: não exige que se pense muito e entretém aqueles que o assistem. Afinal de contas, nem tudo precisa ser besteirol ou cabeça.

Um Grande Momento:
A chegada de Carlinhos no esconderijo.

Alemao_poster

Links

IMDb [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pSUCc4Xp7ro[/youtube]

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Botão Voltar ao topo