Crítica | Streaming e VoD

Alerta de Emergência

Todas as emoções

(비상선언, KOR, 2021)
Nota  
  • Gênero: Suspense
  • Direção: Han Jae-rim
  • Roteiro: Han Jae-rim
  • Elenco: Song Kang-ho, Lee Byung-hun, Jeon Do-yeon, Kim Nam-gil, Im Si-wan
  • Duração: 130 minutos

Pense em um filme de terrorismo através de sequestro de avião. Agora pense em outro filme de terrorismo, agora um de ataque biológico com um vírus fatal. Ou seja, de um lado temos Sem Escalas, e do outro Contágio. Agora junte esses dois filmes em um, e teremos Alerta de Emergência, filme exibido fora da competição no Festival de Cannes e um grande sucesso na Coréia do Sul, seu país de origem. Existem todos os motivos para o sucesso da produção, que conta com os mais bem sucedidos gatilhos para esses tipos de produção. Para os amantes de adrenalina ininterrupta, o filme se mostra muito competente no que está realizando; aqui entre nós, que acabamos de ver o sucesso de O Sequestro do Voo 375, a primeira hora do filme dirigido por Han Jae-rim encontra algumas semelhanças visuais. 

Esse é o filme mais prestigiado do diretor, que trabalha geralmente na seara do cinema comercial. Não é diferente aqui, um título que faz sentido ter tido destaque dentro do maior reality show do país, e que teve sua procura redobrada por esse motivo. O que o público irá encontrar não o decepcionará, caso procure exatamente o que o filme está oferecendo, nada mais. Jae-rim tem experiência para provocar a tensão necessária em diversos momentos, porque a narrativa é dividida em blocos de acontecimentos, que se sucedem entre o drama e o suspense de maneira ininterrupta. São mais de 2 horas onde Alerta de Emergência consegue fazer constante malabarismo para sempre apresentar algo novo para o roteiro. 

O que costumamos esperar de uma produção com esses predicados, está em Alerta de Emergência. Incluindo grupos separados de personagens e eventos, que se potencializa durante a produção. Existe o ex-piloto que está providencialmente na aeronave, o policial cuja esposa é uma das vítimas do ataque, a história do terrorista que começa a vir à tona, sem contar os contornos dramáticos relacionados a possibilidades infrutíferas de pouso. Paralelo ao tanto de possibilidades que o filme cria, existe ainda uma discussão política a respeito do tratamento dado ao avião infectado em diferentes nações pelo mundo, e em como os passageiros passam a reagir com o medo que demonstram ter delas. 

Apoie o Cenas

Em determinado momento, o trabalho de Jae-rim ultrapassa a tensão imaginada que o filme sabiamente provoca, para uma resolução da mais profunda tristeza. É uma reflexão poderosa que o filme adquire e que realiza um contorno na narrativa muito preciso, que continuamente promove solavancos no que estamos vendo. A mais profunda é essa final mesmo, que mostra como Alerta de Emergência estava pronto para todo tipo de tentativa de manipulação. Quando o espectador menos espera, um novo elemento é adicionado ao campo. No quesito diversão e emoções baratas, não poderíamos imaginar um quadro mais efetivo, onde somos constantemente levados de um lado para o outro, na tentativa de acatar às ordens da produção. 

Para completar, o elenco compensa os efeitos aéreos, que não conseguem dimensionar a grandiosidade das situações. Temos Song Hang-Ho, o protagonista de Parasita, como o policial que comete o maior dos sacrifícios, em mais um desempenho à altura de seu talento. Lee Byung-hun (de Sobreviventes) é o principal foco do drama, e consegue traduzir o drama coletivo para um espectador que, em determinado momento, está entregue às emoções. Alerta de Emergência não se furta, no campo geral, a realizar tudo o que precisa para conseguir seus intentos, e são emoções absolutamente humanas, assim como o filme verbaliza essas mesmas questões. Seria interessante que um filme com qualidades tão evidentes fosse mais conhecido e reverberado aqui; vamos ver se um reality show consegue realizar tal proeza. 

Um grande momento

A decisão do avião

Francisco Carbone

Jornalista, crítico de cinema por acaso, amante da sala escura por opção; um cara que não consegue se decidir entre Limite e "Os Saltimbancos Trapalhões", entre Sharon Stone e Marisa Paredes... porque escolheu o Cinema.
Assinar
Notificar
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Botão Voltar ao topo