Série em Cenas

Chernobyl

( Chernobyl, EUA/GBR, 2019)
Drama
Criador: Craig Mazin
Temporada: 1
Elenco: Jessie Buckley, Jared Harris, Stellan Skarsgård
Duração média: 70 min.
Canal HBO GO
Onde ver: HBO Go

Alguns episódios históricos nos mostram o quão importante é ter líderes bons, responsáveis e que realmente se importam com aqueles que lhe confiam a liderança. Muitas catástrofes que ceifam muitas vidas ao mesmo tempo, ou causam danos irreversíveis a tantas outras, poderiam ser evitadas ou, ao menos, diminuídas, se a gravidade do caso fosse assumida e a responsabilidade atuada. Chernobyl, aclamada minissérie da HBO GO, nos faz lembrar como a isenção ou inabilidade dos comandantes em campo de batalha pode ser desastrosa para uma nação.

A série revive os momentos brevemente iniciais, a hora exata e os dias que se sucederam ao acidente nuclear de 1986. Na época quase ninguém sabia (como na verdade, ainda não é conhecimento exatamente popular) possíveis comportamentos e consequências de algo assim. Os únicos que realmente sabiam, e tiveram pouca relevância nas considerações em decisões-chave nos momentos cruciais, eram os cientistas e estudiosos que usaram tudo que haviam discutido e trocado na academia para tentar resolver o problema.

Chernobyl

Chernobyl mostra o esforço de homens e mulheres em salvar vidas, colocando as suas próprias em risco, sabendo que suas tentativas diárias e resiliências eram as únicas coisas com o que todo o país e territórios vizinhos podiam contar. Sabiam que não se tratava de fazer milagre e não cabia rendição, por mais desafiador ou impossível que parecesse, nem chegaram a se questionar ou considerar se colocar numa posição de se preservar ou se eximir, apenas juntaram o que sabiam e foram para o front

Apoie o Cenas

Em muitos momentos na vida é preciso ter agilidade de raciocínio e segurança para uma rápida tomada de decisão, mas não basta ter acesso a todo o conhecimento ou assessoria do mundo para isso, se não há coragem (ou decência) de decidir pela preservação de vidas em detrimento de qualquer outra coisa (exemplos: mercado, poder, dinheiro, nome, marca, ideologia e surto). É chocante como nos momentos cruciais, decisões ou omissões comprometeram toda a possibilidade de salvar tanta gente. 

Chernobyl

Não é à toa que a minissérie ficou tão famosa, tudo parece ser tão real que dá a impressão de estar vivendo tudo aquilo. Cabe um alerta: a coisa é bem realista, então tem cena forte de pessoas feridas, e atitudes nobres de trabalhadores que se expuseram à radiação para conter o vazamento que impressionam. Um dos maiores desastres que já conhecemos é retratado em episódios emocionantes com personagens incríveis. Confirmando a importância da ciência e o perigo da incapacidade ou desprezo das lideranças, Chernobyl vale cada minuto para entender a relevância da vida e a urgência no esforço diário pela sua defesa e preservação.

O Melhor Episódio:
T1E2 – Please Remain Calm

Ver Chernobyl na HBO GO

Soraya Lopes

Gerente de produto, comunicadora e buscadora constante de um descanso para a cabeça é viciada em séries e qualquer bobagem de tv que envolva comida, decoração ou sobrevivência e não tem escrúpulos de se emocionar com estas coisas. Se empenha em estudar filosofia, sociologia, psicologia e outros temas que possibilitem entender cada vez mais as pessoas.
Botão Voltar ao topo