Festivais e mostras

Cinefantasy começa amanhã em SP

Começa amanhã (3), a  9ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico. O evento, que traz os mais recentes lançamentos do cinema fantástico mundial contemporâneo, acontece no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) e vai até o dia 8. São 119 filmes de 26 países, muitos ainda inéditos no Brasil.

A programação é composta pelas mostras Competitiva, Fantástica Diversidade, Mulheres Fantásticas, Espanha Fantástica, Amador, Animação, Brasil Fantático, Estudante, Fantasia, Ficção Científica, Horror e Sessões Especiais. Além das sessões, há atividades inclusivas e atividades paralelas com debates sobre o mercado fantástico e geek no Brasil, produção independente e o workshop de narrativas fantásticas.

Para a abertura do festival, foi escolhido o filme Morto não fala, do diretor Dennison Ramalho, com Daniel de Oliveira, Fabíula Nascimento, Bianca Comparato e Marco Ricca no elenco. Outros destaques da programação são O Último Nascer do Sol, de We Ren; Você Não Sai Da Minha Cabeça, de Dimitri de Clercq; Obscuro Despertar, de Carlos Preciado; A Compositora, de Alon Newman; As Lágrimas da Casa de Qala, de Mark Doneo, entre outros.

Apoie o Cenas
Cecilia Barroso | Cenas de Cinema Morto não fala, do diretor Dennison Ramalho

Entre os brasileiros, o festival traz A Noite Amarela, de Ramon Porto Mota; a animação O Bem-Aventurado, de Tulio Viaro, e Fakir, de Helena Ignéz, além de curtas das cincos regiões do País. O homenageado desta edição é o diretor e ator José Mojica Marins com a criação do troféu que leva o seu nome, uma réplica da sua famosa mão, que será entregue aos vencedores de cada categoria na cerimônia de encerramento.

O ator Sérgio Mamberti também será homenageado com  a exibição especial do filme Castelo Rá-Tim-Bum, de Cao Hamburger, que completa 20 anos em 2019. Outro filme que completa duas décadas também faz parte da programação: o clássico A Bruxa de Blair, de Daniel Myrick e Eduardo Sanchez.

De acordo com a diretora do festival, Monica Trigo, “a nona edição foi construída com resistência e muita parceria, porque entendemos que o audiovisual é um elemento central para a cultura brasileira: aquece a economia, gera empregos, produz manancial simbólico e o cinema fantástico se apresenta como expansor de sonhos possíveis e impossíveis fazendo o coração saltar apesar dos tempos  sombrios”.

Cecilia Barroso | Cenas de Cinema A Bruxa de Blair, de Daniel Myrick e Eduardo Sanchez

O 9º Cinefantasy é realizado por meio do edital do ProaC, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, Vermelho Filmes e Fly Cow Produções e conta com os apoios do MIS – Museu da Imagem e do Som, CTAv – Centro Técnico Audiovisual, Mistika, Elo Company e Embaixada da Espanha no Brasil. 

Programação completa e mais informações no site do festival.

SERVIÇO
9º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico
Quando: 3 a 8 de setembro
Local de Exibição: Museu da Imagem e do Som (MIS-SP)
Avenida Europa, 158, Jardim Europa
Entrada Gratuita – Retirada dos ingressos com 1 hora de antecedência.

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Botão Voltar ao topo