Série em Cenas

Comando Estelar Flashman

(Chôshinsei Furasshuman, JAP, 1986)
  • Gênero: Ação
  • Criador: Toei Company
  • Canal: TV Asahi
  • Temporadas: 2
  • Duração: 30 minutos

O sonho de voltar para o que conhecemos por lar e o esforço que parece uma batalha interestelar para se defender minimamente da ação destruidora do mal pelo mal traz ressignificados e com eles releituras de um futuro imaginado no passado que nem de longe está próximo do que entendemos como presente, Comando Estelar Flashman, disponível no Prime Video, pode ser sobre tudo isso.

Em 1966 cinco crianças foram levadas por grupos alienígenas e treinadas cada uma com um tipo de poder e em um planeta diferente por vinte anos, se transformando em super-humanos. Em 1986 lutam para defender a Terra e retornam ao planeta para tentar reencontrar suas vidas, lutar contra ameaças de inimigos de maldade universal e para aprenderem muito com as lições que a vida nos dá.

Comando Estelar Flashman

No mais raiz do gênero tokusatsu (filme de efeitos especiais), Comando Estelar Flashman, traz sons, imagens, transações, explosões, fantasias, cenários futuristas, naves que dão cavalinho de pau e pessoas que flutuam para entregar muita ação contra os inimigos com fundo dramático em busca de um passado não vivido, o que hoje traz diferentes emoções para quem já curtiu na TV nas décadas de 80 e 90, ou para quem vê pela primeira vez.

Apoie o Cenas

O estilo incrível traz uma visão de evolução tecnológica muito peculiar, sem comunicação remota ou localização via satélite, coisas que hoje já estão integradas em nosso cotidiano em 1986 não foram consideradas como questões. Vale observar que até os embates eram mais físicos, mano a mano, sem muitas possibilidades de longa distância.

Comando Estelar Flashman

35 anos depois, a releitura é a ameaça interna, de dentro de casa e de quem deveria estar zelando e defendendo. Os monstros que são mandados para destruir a Terra não são esquisitos e gigantes, e tem mais a ver com desinformação e mentira quando saímos do campo da fantasia. O ressignificar está (e isso é aos olhos humildes de quem busca alguma explicação) em resistir ao mal teimando em sobreviver, não adoecer, não brincar com coisa tão séria que é a vida.

Para curtir efeitos mais que especiais, em intervalos de sanidade (ou não), fazendo paralelos temporais, morais e tecnológicos, além de imergir em um enredo complexo aliviado com intervalos de lutinhas cheias de trilha sonora. Para quem tem um senso de humor diferenciado e tempo para apreciar coisas que realmente importam.

O Melhor Episódio
T01E01 – Terra em perigo

Ver “Comando Estelar Flashman” no Prime Video

Série em Cenas

Soraya Lopes

Gerente de produto, comunicadora e buscadora constante de um descanso para a cabeça é viciada em séries e qualquer bobagem de tv que envolva comida, decoração ou sobrevivência e não tem escrúpulos de se emocionar com estas coisas. Se empenha em estudar filosofia, sociologia, psicologia e outros temas que possibilitem entender cada vez mais as pessoas.
Botão Voltar ao topo