Notícias

Começa hoje a 8ª Mostra Tiradentes SP

A Mostra Tiradentes SP começa hoje a sua 8ª edição, neste ano atualizada para o online ao alcance de todo o país. O evento acontece até o próximo dia 7 em parceria com o Sesc São Paulo e traz 47 filmes (13 longas e 34 curtas-metragens), além de bate-papos com os realizadores e debates. A programação completa, online e gratuita, pode ser encontrada nos sites da Mostra Tiradentes SP ou do Sesc SP.

A temática desta edição é “A Imaginação como Potência”, proposta pelo curador Francis Vogner dos Reis com o intuito de propor novas maneiras de ver, produzir e se relacionar com as imagens. O objetivo é que a mostra gere reflexão e seja propositiva diante de um cenário incerto, além de fazer um convite para olhar adiante, desfrutar o cinema como arte e, em sua criação, vislumbrar os caminhos possíveis para a construção de novos rumos.

O público de todo país poderá ver os filmes vencedores da 23ª Mostra de Tiradentes, além de outros destaques exibidos na edição mineira, como os títulos que integraram a Mostra Aurora e a Mostra Foco – seções competitivas do evento – e filmes selecionados especialmente para a 8ª edição da Mostra Tiradentes SP, destacando a produção de longas e curtas paulistas.

8ª Mostra Tiradentes SP: Filmes do Caixote
O coletivo Filmes do Caixote é o homenageado da 8ª Mostra Tiradentes SP

Para Raquel Hallak, coordenadora-geral da Mostra de Tiradentes, “a edição SP representa a força do nosso cinema e da nossa cultura. Uma conjugação de esforços que tem um propósito que nos une – lutar pelo que é produzido no Brasil, pela pátria das nossas imagens, dos corpos que as fazem, dos que as aplaudem. Um espaço de vanguarda para discutir e difundir verdadeiros tesouros lapidados por seus artistas em funções e papéis diversos que não dá para serem ignorados e marginalizados. Merecem ser assistidos, apreciados, refletidos e difundidos”.

A abertura acontece hoje (1º), às 20h, pelo site do Sesc SP e contará com uma performance audiovisual no YouTube do Cinesesc. O homenageado desta edição é o coletivo Filmes do Caixote, criado pelos realizadores Caetano Gotardo, João Marcos de Almeida, Juliana Rojas, Marco Dutra e Sérgio Silva. Os cinco integrantes participam também de um debate inaugural. O filme escolhido para a abertura foi Canto dos Ossos, de Jorge Polo e Petrus de Bairros.

Críticas dos filmes da 8ª Mostra Tiradentes SP

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Botão Voltar ao topo