Festivais e mostras

Começa hoje o 19º Festival Mix Brasil

Começa o 19º Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexual, que acontece entre os dias 10 e 20 de novembro em São Paulo e do dia 24 de novembro ao dia 01 de dezembro no Rio de Janeiro. Com o tema DIVERSIDADE PARA TODOS, o festival terá programação especial no Centro Cultural São Paulo, além das salas do CineSESC Augusta, Cine Olido, Espaço Unibanco, MIS e sessão open air no Largo do Arouche.

Hoje (10), no CineSESC Augusta, acontece a festa de abertura para convidados, com a exibição do longa-metragem francês Tomboy, de Céline Sciamma, às 21h. O filme faturou o Prêmio Teddy, no Festival de Berlim e melhor filme no Torino International Gay & Lesbian Film Festival, em 2011.

A seleção deste ano terá os longas brasileiros de ficção, Teus Olhos Meus, do carioca Caio Sóh e Vamos Fazer um Brinde, dirigido por Sabrina Rosa e Cavi Borges. Os documentários Famigerado, sobre o inquieto poeta tropicalista Jomard Muniz de Britto, e Cuba Libre, de Evaldo Morcazel, que retrata a volta da travesti cubana Phedra D. Córdoba ao seu pais após 50 anos também estão entre os escolhidos. A produção de Kiko Goifman e Claudia Priscilla, Olhe Pra Mim de Novo, que conta a história do transexual Sylvio Lucio, em um road movie pelo sertão nordestino também está na seleção nacional.

Apoie o Cenas

Os filmes da Mostra Competitiva Brasil passarão pelo crivo de um júri que contempla formadores de opinião e pessoas ligadas ao cinema. “A produção brasileira com a temática LGBT surpreendeu neste ano”, afirma João Federici. O júri irá eleger o melhor filme do festival que receberá o troféu Coelho de Ouro. Além disso, estarão em disputa vários Coelhos de Prata nas seguintes categorias: melhor diretor, melhor interpretação, melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor roteiro.

Os filmes da mostra competitiva serão elegíveis ao Premio Aquisição Canal Brasil no valor de R$ 15 mil. O público também poderá escolher seus preferidos nas categorias Melhor Longa, Melhor Documentário e Melhor Curta-Metragem (brasileiro e estrangeiro) que receberão o troféu prateado. E ainda o Troféu Ida Feldman que irápremiar a personalidade que mais se destacar durante o evento

A Balada de Genesis e Lady Jaye, de Marie Losier

O Panorama Internacional, seção do evento dedicada à exibição de novas produções apresenta longas-metragens e documentários que estão circulando em festivais internacionais de cinema e no circuito LGBT. Destaques para A Balada de Genesis e Lady Jaye – Teddy Award de Melhor Documentário no Berlin International Film Festival 2011- sobre Genesis Breyer P-Orridge (Psychic TV) e sua parceira Lady Jaye que criaram o manifesto pela pandrogenia – quando alguém se transforma para ter a imagem e semelhança da outra pessoa. A história da argentina Agustina relatada em Cumbio será exibido com a presença da personagem, que contará o fenômeno de seu fotolog e também fará parte do júri do Festival.

Os destaques do programa Mundo Mix ficam por conta das produções italianas, uma homenagem ao ano da Itália no Brasil. São três documentários: 365 sem a 377, de Adele Tulli; Anjos no corredor da morte, de Alessandro Golinelli e Rocco Bernini, e Augusta, de Enzo Facente, todos produzidos em 2011. E ainda longas-metragens como a comédia Diferente de Quem?,de Uberto Carteni, e Na boca do lobo de Pietro Marcello e mais um programa de curtas-metragens.

Ainda em destaque no Panorama Internacional, a comédia política Quatro Anos a Mais, longa-metragem sueco de ficção que relata a história de um líder parlamentar que se apaixona por ser opositor político. E Romeus, a historia de uma adolescente transexual alemã que nasceu menina e está em pleno processo de readequação sexual para virar homem e se apaixona pelo amigo.

As esperadas sessões de curtas também estão presentes nesta edição do festival. Na Sexy Boyz, o público poderá conferir as produções com apelo mais erótico ao lado de Trashorama, a mais tradicional sessão de curtas de humor e esquisitices muito especiais.

Cena da peça As Três Velhas, dirigida por Maria Alice Vergueiro

Além de cinema, este ano o Festival apresenta também as principais peças do teatro LGBT dos últimos anos. No dia 11 de novembro, às 19h, ocorre a abertura no Centro Cultural São Paulo (CCSP), que será inteiro ocupado pelo Festival Mix Brasil. As salas Adoniran Barbosa, Jardel Filho, Paulo Emilio, Espaço Cultural Tarsila do Amaral e Ademar Guerra com as peças. Durante a abertura, os atores portugueses Ana Borralho, João Galante e Miguel Moreira, apresentará MistermissmissMister. Entre as produções teatrais escolhidas estão Bent, As Três Velhas e Hipóteses para o Amor e a Verdade, Dentro da Noite, Dizer e Não Pedir Segredo e O Menino Teresa.

Seguindo a programação paralela, uma exposição em homenagem a Claudia Wonder será instalada no Foyer do CCSP com figurinos, fotos e pertences da artista performer. O Show do Gongo, comandado por Marisa Orth em sua 12ª edição, exibirá produções independentes que serão submetidas aos júri popular. Os interessados poderão se inscrever no balcão de credenciamento durante o festival ou até minutos antes do inicio das gongadas, no dia 16 de novembro, no Teatro Sérgio Cardoso. As gongadas começam às 21h.

A programação completa do 19º Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexual já está disponível no site do evento.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=aHAyprwtoWI[/youtube]

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Botão Voltar ao topo