(How to Train Your Dragon: The Hidden World, EUA, 2019)
Animação
Direção: Dean DeBlois
Roteiro: Cressida Cowell (livros), Dean DeBlois
Duração: 104 min.
Nota: 7 ★★★★★★★☆☆☆

O terceiro filme da série Como Treinar o Seu Dragão, nas mãos de Dean DeBlois, que também dirigiu os antecessores, chega com a mesma pegada leve e divertida, dessa vez contando a história de Soluço (Jay Baruchel) como líder de seu povo. Após alcançar a coexistência harmônica entre Dragões e Humanos, seu principal desafio é defender todos de ameaças externas. A trama também conta histórias de amor, conflito e apego, sempre bem ambientada, recheada de piadas e brincadeiras infantis que acabam funcionando para todas as idades.

Por mais adultas que as animações venham ficando com o tempo, alguns títulos ainda conseguem se aproximar com maior eficácia do público infantil. Isso acontece em Como Treinar o Seu Dragão 3 de maneira a não incomodar muito aos adulto, mesmo sendo fácil perceber esse viés. Por outro lado, um dos destaque dessa sequência está no vilão Grimmel, com voz de F. Murray Abraham, cuja personalidade é muito bem trabalhada, assim como todas as suas relações no ambiente do filme.

Ainda assim, muitos elementos de enredos anteriores da mesma franquia são reutilizados com outros nomes. Em alguns momentos, essa repetição enfraquece algumas sequências deixando a “magia da descoberta”, muito presente em toda a obra, já não mais interessante e pouco convidativa. Por outro lado, alguns detalhes são vistos novamente de forma evoluida ou renovada, o que demonstra um cuidado cronológico que ajuda a prender a atenção e a envolver ainda mais o espectador.

Neste último longa, o humor continua consistente e de boa qualidade, em momento algum se demonstra apelativo ou inadequado. Outra grande qualidade da série que chama atenção nesse último título é a trilha sonora especialmente bem utilizada e encaixada durante os momentos da história. Mesmo em cenas que alguns elementos não funcionam muito bem, a trilha consegue manter o espectador interessado e envolvido.

Com certeza, Como Treinar o Seu Dragão 3 é uma excelente pedida para um programa de fim de semana com crianças, o mesmo acontece para quem gosta e acompanha a franquia de filmes.

Um Grande Momento:
A primeira paquera.

Links

No IMDb