Babenco — Alguém precisa ouvir o coração e dizer: Parou, de Barbara Paz, foi o filme escolhido pelo Comitê de Seleção da Academia Brasileira de Cinema (ABC) para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2021 em abril de 2021.
Todos os anos, os países indicam seus filmes, que são pré-selecionados até chegarem aos finalistas, que concorrem à estatueta. Este ano, entre os concorrentes haviam filmes com grandes chances de escolha, como a multipremiado no país Pacarrete, o selecionado para Cannes Casa de Antiguidades e o aclamado pela crítica Sertânia.
Babenco — Alguém precisa ouvir o coração e dizer: Parou, dirigido pela esposa do diretor, fala dos últimos momentos da vida do cineasta e de sua permanência por seu cinema. O filme estreia nos cinemas brasileiros no próximo dia 26.
A comissão responsável pela escolha dos filmes foi presidida pela diretora Viviane Ferreira e contou com a participação dos diretores de fotografia Affonso Beato e Lula Carvalho, dos produtores Clelia Bessa, Renata Magalhães, Rodrigo Teixeira e Leonardo Monteiro de Barros, do diretor Roberto Berliner, e teve como suplentes Andre Ristum e Toni Venturi.