Crítica | Streaming e VoD

Estações do Amor

Quebrando expectativas

(Seasons, THA, 2023)
Nota  
  • Gênero: Comédia, Romance
  • Direção: Easy Ferrer
  • Roteiro: Dwein Baltazar, Lovi Poe
  • Elenco: Lovi Poe, Carlo Aquino, Sarah Edwards
  • Duração: 108 minutos

Ah, as comédias românticas e suas fórmulas que influenciam e referenciam filmes pelo mundo todo. Não faltam exemplos de variações das histórias já tantas vezes vistas, em modelos, formas e línguas, e agora, cada vez com mais diversidade e adequação a realidades sociais e culturais, ainda bem. Ao mesmo tempo, são histórias que alimentam a fantasia, uma vez que toda essa repetição – e isso vem de muito antes do cinema – cristaliza esse imaginário como uma referência de felicidade e completude. Moto-contínuo das influências, o sucesso e as produções não param. E vem das Filipinas esse pequeno Estações do Amor, repleto de repetições, mas com suas particularidades.

O filme de Easy Ferrer volta ao velho tema do amor entre amigos. Aquelas duas pessoas que se identificam tanto, às vezes até têm algum interesse uma pela outra, mas têm medo de tentar algo para não estragar a amizade. Nesse caso, eles são Charlie e Kurt, e sua história é contada a partir do último encontro, num enorme flashback entrecortado por muitos outros que trarão o background dos personagens, daqueles com quem convivem, e toda a trama. Ou seja, tudo o que encontramos pela frente é extremamente familiar. Não é a primeira vez que vemos uma mulher contando algo assim e nem dessa maneira, ainda que os lugares, as pessoas e o grafismo sejam diferentes.

Porém, há coisas ali em Estações do Amor que fazem dele um filme bem diferente. Se de pronto o roteiro de Dwein Baltazar e Lovi Poe transborda obviedade, à medida que o filme vai passando, aquilo que parecia tão evidente vai se transformando em outra coisa. Além de toda a interpretação da narrativa se guiar pelo ponto de vista da protagonista, há uma expectativa histórica que não permite ver outra coisa além daquela que Charlie enxerga. O mito da reciprocidade, da impossibilidade da relação não-romântica entre gêneros e outros vão caindo por terra.

Apoie o Cenas

Às vezes, o que é realmente é aquilo que está ali, e o resto foi ilusão criada por uma vida toda ou numa noite de bebedeira. O filme, mesmo que seja simples e bobinho em sua apresentação, é duro na quebra de expectativa. Principalmente se o que sempre se viu foi o caminho contrário em tramas de encontro, desencontro, afastamento e reconciliação. É estranho acompanhar um final que sempre pode chegar em um lugar desejado, mas não chega, e sem ser desonesto com o caminho que está tomando.

Estações do Amor é um longa despretensioso, uma comédia romântica que chega na esteira de tantas outras que se veem transformadas pelas realidades dos novos tempos. É diferente na percepção das relações, dos indivíduos e dos sentimentos, mas mantém muito da forma e do estilo. Não é um grande filme e nem vai ficar na cabeça depois dos créditos, mas tem lá o seu valor.

Um grande momento
Contando da criatividade alcoólica

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Assinar
Notificar
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Jamile
Jamile
11/08/2024 02:48

Espero que tenha o II. Porque assisto filme de comédia romântica pra fugir das coisas ruins da vida, pra um filme que é uma ficção ter um final tão triste e ruim. Duas pessoas que se gostam, que se amam, e não terminarem juntos.

Monique
Monique
19/04/2024 04:04

Eu chorei o filme todo p esse final? Espero ver part2

Renata
Renata
10/09/2023 16:41

Não gostei do final.
Só provou que ele não era apaixonado por ela.

Andrea Alves Sant'Ana
Andrea Alves Sant'Ana
30/08/2023 03:28

Caramba me apaixonei pelo casal de cara mas msm a crítica dizendo q está longe de ser um filmão mexeu demais comigo,chorei horroes de vdd,fiquei muito triste em ver um amor tão lindo ir pro ralo por tão pouco,talvez seja eu,minha realidade de vida atual,mas sinceramente torci pra uma reviravolta e q eles ficassem juntos,q pena!

Nidima Souza
Nidima Souza
28/07/2023 23:02

Uma bosta como o cara passa a noite com a menina que ele é apaixonado também e até a primeira vez dela mas porque ela mentiu pra ele só pra ter um motivo pra ficar mais perto dele então o cara se afasta dela não apendoa chega até a mudar de endereço para que ela não o encontre e depois de 3 anos à procura pra dizer que vai se casar . Há eu mandava ele sumir da minha frente só volta pra poder esfregar sua felicidade na minha cara era melhor ter permanecido onde estava final horrível era melhor ela ter terminado em algum lugar sozinha do que perto dele

Valeska
Valeska
23/07/2023 15:52

Olha…eu assisto filme romantico…para ficar feliz…e até fugir da realidade triste…
Mas duas pessoas que se gostavam..terminar separado…muito ruim

Andressa
Andressa
15/07/2023 00:53

tinha tudo pra ser um filme lindo, mas esse final.. inconformada

Elizabete
Elizabete
09/07/2023 21:22

Eu gostei do final, não foi igual a outros filmes que você já sabe como vai terminar.

Botão Voltar ao topo