Crítica | Streaming

Homem de Ferro

Iron Man, EUA, 2008

Ação
Direção: Jon Favreau
Elenco: Robert Downey Jr., Terrence Howard, Jeff Bridges, Gwyneth Paltrow, Leslie Bibb, Faran Tahir, Jon Favreau, Stan Lee
Roteiro: Stan Lee, Don Heck, Larry Lieber e Jack Kirby (personagens), Mark Fergus, Hawk Ostby, Art Marcum, Matt Holloway
Duração: 128 min.
Nota: 8 ★★★★★★★★☆☆
Caminhando pelos sites e blogs de cinema vejo que tudo que precisava ser dito sobre o filme Homem de Ferro já está circulando pela net. Também quem manda demorar para assistir ao primeiro dos três lançamentos mais esperados do mês?

O ponto principal e constante em todas as críticas é o mesmo que o meu. É um filmaço de aventura, muito bem estruturado, com uma interpretação perfeita de Robert Downey Jr., um roteiro bem amarrado e efeitos especiais espetaculares.

Confesso que o meu herói favorito sempre foi o Batman e nunca gostei muito das revistas do Homem de Ferro. Mas, sem dúvida, é uma das melhores adaptações para o cinema de quadrinhos. Dividindo ali, lado a lado, o posto com X-Men e Homem-Aranha 2.

Tony Stark é um gênio milionário que herdou do pai um império no ramo de produção bélica, onde ele pode exercitar toda a sua inteligência e criar armas cada vez mais destruidoras. Depois de um seqüestro no Afeganistão, onde terroristas o obrigam a recriar uma arma de longo alcance, ele produz a arma mais poderosa de todas: uma armadura de alta tecnologia que o permite atirar, voar, levar tiros e ainda ter uma força muito acima da normal.

Três nomes foram cotados para a direção do filme: Quentin Tarantino, Nick Cassavetes e Josh Wedhon. Mas a escolha final e estranha foi por Jon Favreau, que também interpreta o motorista de Stark e é famoso por suas participações em comédias românticas como Wimbledon – O Jogo do Amor, Alguém Tem que Ceder, Amor aos Pedaços e Separados pelo Casamento. Ele também tem no currículo, atuando e dirigindo, a porcaria Um Duende em Nova York. Isso seria o suficiente para pensar que O Homem de Ferro não daria certo, mas tinha uma luz no fim do túnel. Zathura, também dirigido por ele, mostrava que ele poderia dar bons frutos sim. E foi o que aconteceu.

As cenas de ação são excelentes e conseguem ser alternadas muito inteligentemente com as mais cômicas e as mais emotivas.

A escolha de Downey Jr. também foi fundamental, pois ele consegue reproduzir perfeitamente o tipo cafajeste, sozinho, bobo e que quer sempre mostrar que não está nem aí para nada. Algumas pessoas podem achá-lo meio caricatural, mas o personagem é isso mesmo.

A trilha sonora do filme conta com nomes como AC/DC, Audioslave, Suicidal Tendencies e Black Sabbath e está perfeita para um herói criado na guerra.

Fãs de quadrinhos não podem perder de jeito nenhum. Sensacional!

Um detalhe: além de ter lido isso em vários lugares, ainda teve muita gente que se levantou das poltronas assim que os desenhos pararam de aparecer nos créditos. Então fica novamente o aviso: existe uma cena extra e ela é bem interessante.

Um Grande Momento

O Homem de Ferro fazendo justiça na aldeia devastada pelos terroristas.
Homem de Ferro

Links

IMDb [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6MwZieHaZm0[/youtube]

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. Faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

9 Comentários

  1. Oie!

    Pois é, Rogério, mas eu acho que para um filme de apresentação, afinal muita gente não conhece o personagem, as cenas de ação estão na conta certa. Fiquei ansiosa com a aparição depois dos créditos. Quero só ver…

    Vai lá ver, Robson. Depois quero saber o que você achou.

    Beijocas

  2. Também quem manda demorar para assistir ao primeiro dos três lançamentos mais esperados do mês?[2]

    E ainda nem assisti, pior ainda!

    hehehe

  3. Pois eh Cecilia, e olha que vem muita coisa pela frente. Esse foi só o inicio do IronMan. Ranto que as cenas de açao nem sao maioria no filme.
    Tomara que o II seja bacana como esse,
    Bjao.

  4. Olá, pessoas!

    Estou esperando a resenha, hein, Jonnhy. Como eu disse, achei que os dois estão empatados.

    Concordo, Kamila, e olha que eu não esperava nada da direção dele, hein? Calou a minha boca completamente.

    Oi, Rodrigo. Também não gosto muito dessas adaptações. Aliás, as únicas das quais gostei foram: X-Men, Homem-Aranha 2 e Batman Begins (o último com algumas ressalvas). Acho que você vai gostar. A cena do trailer, no filme, é importante para compor o personagem, eu acho.

    É Pedro, a competição agora ficou acirrada. O filme é realmente muito legal e soube dosar a história com a computação gráfica (bem diferente de outros que têm por aí). Além disso, tem o Downey Jr. Pela primeira vez gostei mesmo de uma interpretação de herói.

    Beijocas a todos!

  5. Insisto que esse é o melhor filme adaptado dos quadrinhos da história.

    Abraços!

  6. Deve ser mutio bom mesmo, já estoua té me convecendo antes mesmo de assisti-lo, ehhee…
    nucan sou muito fã dessas adaptações, mas aprece que esse aí se deu bem, vou conferi-lo essa semana e espero curtir…
    vou ser bem honesto, não curti o trailer e achei bem babaca aquela cena que passa no trailer dele fazendo piada da foto acabar parando no myspace… tomara que dentro de um contexto maior essa cena seja engraçada…rs.
    beijos!!!

  7. Assisti a este filme e adorei!!! Não esperava que fosse ser tão divertido. O Jon Favreau surpreende nas cenas de ação e o Robert Downey Jr. e Jeff Bridges dão show!!

  8. antes de começar …TOCA SUICIDAL TENDENCIES PORRAAAAA!!!!!!!!!!!!!!

    Sobre o filme … só perde para X-Men por um detalhe curioso que irei colocar na minha resenha … aguarde … porém o filme vale a pena o sorriso no rosto …
    abraços

Botão Voltar ao topo