A inscrições para a mostra Competitiva Brasil do Cine Esquema Novo 2018 – Arte Audiovisual Brasileira, que ocorre de 22 a 28 de novembro em Porto Alegre, estão abertas até o próximo dia 31 de julho. Para se inscrever, basta acessar o site do evento, onde é possível acessar o regulamento e a ficha de inscrição para trabalhos finalizados a partir de 01 de janeiro de 2017.

Serão aceitos para a seleção trabalhos de qualquer duração ou formato, pensados para diferentes ambientes (cinema, galeria, etc) e realizados no Brasil (por brasileiros ou estrangeiros) ou ainda no exterior (por artistas brasileiros). O festival que, há quinze anos derruba as barreiras simbólicas e experienciais entre o cinema e as artes visuais para exibir obras tanto na tradicional sala de cinema quanto em galerias de arte e espaços públicos, promoverá programação gratuita e aberta ao público. “O Cine Esquema Novo 2018 busca, nesta convocatória, aprofundar seu mergulho na relação da imagem com o cinema e as artes visuais, colocando de forma efetiva trabalhos audiovisuais que circulam em salas de cinema ao lado de outros que circulam em exposições”, afirmam os curadores Alisson Ávila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo.

A Competitiva Brasil do CEN 2018 pretende apresentar um amplo panorama da recente produção autoral e independente do país e premiará ao final do evento o Grande Prêmio Cine Esquema Novo 2018 e Prêmios Especiais do Júri, que poderá escolher, de forma livre, até cinco prêmios dentre todas as obras em competição.

A Arte desta edição é assinada pelo designer Gustavo Panichi, que se inspirou nos conceitos de liberdade, natureza, inovação, pluralidade, versatilidade e organicidade para chegar ao tema “Vida Surreal – um mundo de formas da natureza que quando se encontram formam novos seres”.

Com financiamento do edital de apoio a festivais e mostras do Ministério da Cultura/Secretaria do Audiovisual, o Cine Esquema Novo 2018 ocorrerá na Cinemateca Capitólio e Goethe-Institut Porto Alegre, contemplando além da Competitiva Brasil outros programas especiais a serem anunciados nos próximos meses. O CEN é uma realização da ACENDI – Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento da Imagem, em co-realização com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre através da Cinemateca Capitolio e Goethe-Institut Porto Alegre e apoio Prime Box Brazil.

Para mais informações, acesse www.cineesquemanovo.org.