estante

Modo Avião

(Modo Avião, BRA, 2019)
Comédia
Direção: César Rodrigues
Elenco: Larissa Manoela, Erasmo Carlos, Katiuscia Canoro, André Frambach, Michel Bercovitch, Sílvia Lourenço, Mariana Amâncio, Dani Ornellas, Nayobe Nzainab, Phellyx Moura, Eike Duarte, Amanda Orestes ,Helga Nemetik, Victória Maranho e Adriano Fanti
Roteiro: Renato Fagundes, Alice Name-Bomtempo, Alberto Bremer, Jonathan Davis
Duração: 96 min.
Nota: 5 ★★★★★☆☆☆☆☆

Desafio: ver e escrever sobre o Modo Avião, filme com a Larissa Manoela super assistido na Netflix. O longa bateu o recorde de filme em língua não-inglesa mais visto na plataforma, com mais de 28 milhões de reproduções até o final de fevereiro.

Confesso que, só de olhar o cartaz, deu desânimo, mas o filme me surpreendeu. Não é um super clássico, com roteiro complexo e cheio de reflexões profundas. Mas cumpre bem a função de entreter, é bem construído, bem produzido e traz questões para discussão do público teen (e não tão teen assim) movido a redes sociais.

Qual o custo de estar tempo demais no mundo virtual? O risco é não saber mais o que é virtual e o que é real. Dar mais valores a likes que a abraços e momentos. E morrer de medo de ser esquecido por seus afetos superficiais.

Modo Avião (2019)

Modo Avião traz essas e outras questões e discute de forma simplória e didática as consequências do uso excessivo das redes sociais, que, quando não bem gerenciadas, tendem a matar o tempo, a criatividade e gerar uma percepção distorcida da vida.

Ana, a personagem de Larissa Manoela, desistiu de ser estilista para seguir a carreira de influencer de uma grande marca sem nunca ter tentado criar uma roupa autoral. Ela tem tanta certeza da realidade do seu mundo virtual que se nega a enxergar as possibilidades infinitas que a cercam e se contenta em limitar sua própria capacidade criativa.

Modo Avião (2019)

Sua vida e sua autopercepção ganham uma oportunidade de mudar, quando um acidente de carro por conta do uso do celular, a obriga a se exilar na casa de seu avô, sem contato com o mundo virtual. O que parecia o fim pode ser o começo para uma vida autêntica e cheia de propósito.

Larissa Manoela (Fala Sério, Mãe) é engraçada e tem carisma e faz um par fofo com André Frambach (Chico Xavier). O tremendão Erasmo Carlos (Paraíso Perdido) também nos faz ficar com sorriso besta no rosto em seu papel de vovô.

Modo Avião (2019)

Dirigido por César Rodrigues, Modo Avião é um filme brasileiro que prova o avanço tecnológico e de qualidade da produção do cinema comercial daqui e desbanca críticas relacionadas a ritmo, som e qualidade de imagem. O áudio está em português brasileiro, mas a película poderia ser mais um filme hollywoodiano sobre patricinhas americanas sem medo de estar pecando pelo excesso.

Um Grande Momento:
Um encontro com o passado

Links

IMDb

Assistir na Netflix

Fabiana Derzié

Fabiana Derzié é uma mãe jornalista tentando levar mais gentileza, beleza e amor ao mundo por meio da educação de seus pequenos. Apaixonada por arte e tudo que a envolve, se arrisca em poesias, textos existenciais, artesanatos, costura, pintura e o que mais possa permitir a expressão do que não é possível verbalizar. Voltando a cultivar sua paixão antiga pelo cinema escrevendo, escrevendo e escrevendo...
Botão Voltar ao topo
Fechar