Top, top, top uh!

Mojica: aquele que começou tudo

O cinema de terror brasileiro passa por uma grande fase. Proficiente e inventivo, ousa em formatos e estilos, vai do gore ao sobrenatural e capricha no suspense, metáforas e referências. Mas deve muito a uma pessoa: José Mojica Marins, eternizado pelo personagem que criou, o Zé do Caixão. Nascido em 1936, numa sexta-feira 13, Mojica, morreu hoje (19), vítima de uma broncopneumonina, no Hospital Santa Maggiori, onde estava internado desde o mês passado.

Filho do gerente de um cinema, ele começou muito cedo a fazer filmes. Seus amigos eram seus parceiros de projeto, atuavam nos filmes e os produziam. Os primeiros títulos não eram ligados ao horror, mas um pesadelo veio mudar essa história e surgiu então o icônico personagem Zé do Caixão. À Meia-Noite Levarei a Sua Alma contava a história do coveiro odiado de uma pequena cidade de interior que quer gerar o filho perfeito para perpetuar a sua linhagem.

O filme foi sucesso de público e rendeu uma continuação, Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver, outros títulos, séries e programas televisivos com o personagem Zé do Caixão, além de um tardio ressurgimento com o longa Encarnação do Demônio, encerrando a trilogia que o criou.

Como homenagem a um dos mais importantes nomes do horror no cinema brasileiro, o Cenas preparou uma lista de filmes de Mojica.

Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967), de José Mojica Marins
À Meia Noite Levarei Sua Alma (1964), de José Mojica Marins
Finis Hominis (1971), de José Mojica Marins
O Estranho Mundo de Zé do Caixão (1968), José Mojica Marins
Exorcismo Negro (1974), de José Mojica Marins
O Ritual dos Sádicos (1970), de José Mojica Marins
A praga (1980), de José Mojica Marins
Encarnação do Demônio (2008), de José Mojica Marins
Inferno Carnal (1977), de José Mojica Marins

Extra

O Profeta da Fome (1970), de Maurice Capovila

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Botão Voltar ao topo
Fechar