De 9 a 14 de novembro, o Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, e as casas de todo o país vão poder acompanhar mais uma edição do Feed Dog Brasil – Festival Internacional de Documentários de Moda. Com uma seleção sempre de primeira linha, assinada pela curadora e crítica de cinema Flavia Guerra, o festival traz o que há de mais novo na produção audiovisual relacionada ao universo, com obras sobre a vida e as criações de grandes nomes e temáticas relevantes.
O francês Christian Louboutin, o alemão Karl Lagerfeld e o belga Dries van Noten são alguns dos reconhecidos nomes nos documentários inéditos selecionados para esta edição. O outro lado da moda também está presente com os também inéditos Discount Workers, que mostra a transformação de uma mãe doméstica que virou uma ativista influente após o incêndio em uma fábrica têxtil no Paquistão que matou seu único filho e mais 260 trabalhadores; e Advanced Style, que retrata a vida de sete nova-iorquinas com idades entre 62 e 95 anos e o blog que dá espaço à moda na terceira idade. Estão também True Cost, sobre o impacto socioambiental que a indústria da moda tem causado no mundo; e o brasileiro O Ponto Firme, de Laura Artigas, sobre um grupo de detentos que aprenderam crochê e criaram a primeira coleção do Projeto para a São Paulo Fashion Week.
Amarelo É Proibido
A cerimônia de abertura do Feed Dog Brasil 2021 acontecerá no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, às 20h, do dia 9/11, e será transmitida ao vivo. O filme escolhido para iniciar o evento foi o longa de Pietra Brettkelly Yellow Is Forbidden sobre a estilista chinesa Guo Pei, responsável pelo icônico vestido amarelo de Rihanna no MET Gala em 2015, e que conquistou o sonho de fazer parte do mundo exclusivo da Alta Costura. Já para o encerramento, o escolhido foi Paris is Burning, um marco na cultura LGBTQIA+, que será seguido de showcase com a “House of Xtravaganza BR” e performance de Voguing.
Na programação paralela, talks, debates e oficinas com um seleto grupo de profissionais do universo da moda como Yamê Reis, Giovanna Nader, Renata Abranchs, Julia Vidal, entre outros, trazendo questões essenciais sobre o tema, incentivando diálogos e reflexões nas mais diversas expressões artísticas e culturais, nas questões socioambientais e na economia criativa.
[Feed Dog Brasil 2021 – Festival Internacional de Documentários de Moda]