Crítica | Outras metragensMostra SPnotas

Viagem à Lua

(Le voyage dans la lune, FRA, 1902)

Ficção Científica
Direção: Georges Méliès
Elenco: Victor André, Bleuette Bernon, Brunnet, Jeanne d’Alcy, Henri Delannoy, Depierre, Farjaut, Kelm, Georges Méliès
Roteiro: George Méliès
Duração: 16 min.
Nota: 9 ★★★★★★★★★☆

Depois de ficarem sumidos durante décadas, os negativos da versão colorida de Viagem à Lua foram entregues por um colecionador na Espanha. O trabalho de restauração do filme, iniciado nos anos 90, foi um dos mais trabalhosos que se tem notícia, mas quem tem a chance de ver a projeção na tela prateada, sabe o quanto isso foi importante para o cinema. E por isso foi escolhido para a abertura de Cannes e da Mostra de São Paulo este ano.

É emocionante rever aqueles cientistas que, depois de muito admirarem a lua, resolvem criar um foguete para explorar o satélite, conhecem os extraterrestes que habitam o local e de quem precisam fugir. Muito antes de qualquer corrida espacial, mas inspirado nos textos de Jules Verne e H. G. Welles, Méliès desenvolve sua história sem nunca deixá-la menos interessante. A trilha eletrônica do duo Air, apesar de não agradar a todos, dá à experiência uma cara mais psicodélica e totalmente adequada.

Um Grande Momento

Apoie o Cenas

Voltando para casa.

Links

IMDb [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=utq0-qXlcdc[/youtube]

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Botão Voltar ao topo