Série em Cenas

Noturnos

Vinícius + Terror

(Noturnos, Brasil, 2020)
Terror
Criador: Marco Dutra, Renato Fagundes, Caetano Gotardo
Temporada: 1
Elenco: Andrea Marquee, Thaia Perez, Rafael Losso, Marjorie Estiano, Ícaro Silva
Duração média: 43 min.
Canal Canal Brasil
Onde ver: Globoplay

O poetinha que inaugurou a cena boêmia da zona sul carioca e vendeu internacionalmente “o doce balanço a caminho do mar”, mesmo com a voz mansa e de tom baixo que se tornou um estilo mundial, também teve construções sombrias e tensas. A série Noturnos da GloboPlay traz poemas de Vinícius de Moraes em cenas de terror.

Um grupo de teatro fica preso no teatro enquanto ensaiava por conta de uma terrível tempestade. Para passar o tempo, compartilham histórias macabras com temas variados que possibilitam reflexão e causa tensão na equipe que se reúne em volta de uma goteira. É a representação dos contos que dão vida à obra menos conhecida do poeta que compensa o mergulho.

Vinícius de Moraes foi jornalista, músico, escritor, diplomata, dramaturgo, e principalmente poeta. Uns dos mais populares do gênero no Brasil, conhecido popularmente e admirado dentro e fora do país, um exportador de elementos que colocaram o país (e principalmente o Rio de Janeiro) na lista de desejos de muita gente. Acontece que o seu lado crítico não é tão leve, tem leitura bastante assustadora de temas relevantes da sociedade brasileira.

A raiz escravocrata, a perpetuação do feminicídio, os riscos do fanatismo religioso e o ódio inflamável e a exploração da relação patrão x empregado, são assuntos abordados na série que em cada episódio oferece uma narrativa bastante peculiar que ajuda a lidar com feridas e ainda permite sentir a alma do poetinha de forma bem delicada e respeitosa.

As cenas dentro do teatro apresentam um formato bem de peça e as de fora bem variadas. Os episódios foram dirigidos por diferentes diretores, mas as variadas histórias foram encenadas pelos mesmos atores com algumas participações especiais. Esta pluralidade mostra algo de novo acontecendo no cenário audiovisual brasileiro que permite uma liberdade de criação que apesar dos riscos são vitais.

Para conhecer um lado totalmente diferente do dono dos versos de Ipanema e para ver um belo trabalho de uma equipe que mostra amor, sensibilidade e muita confiança; indigne-se, assuste-se, reflita e lave a alma com Noturnos e suas histórias horripilantes.

O Melhor Episódio
T1E5 – O Filho Perfeito

Ver “Noturnos” na GloboPlay

Série em Cenas

Soraya Lopes

Gerente de projeto, comunicadora e buscadora constante de um descanso para a cabeça é viciada em séries e qualquer bobagem de tv que envolva comida, decoração ou sobrevivência e não tem escrúpulos de se emocionar com estas coisas. Se empenha em estudar filosofia, sociologia, psicologia e outros temas que possibilitem entender cada vez mais as pessoas.
Botão Voltar ao topo