O Olhar de Cinema divulgou hoje a seleção da mostra Novos Olhares de sua 9ª edição, que acontece de 7 a 15 de outubro de maneira 100% online. Com uma temática que passeia entre memória e presente, estão entre os títulos os novos trabalhos do diretor brasileiro Pedro Diógenes e do romeno Radu Jude.
Em Pajeú, filme de Diógenes, pesadelos despertam a necessidade de uma busca pela história do riacho de mesmo nome. Já Jude se volta à manipulação da verdade ao resgatar a história de Mugur Călinescu, adolescente que combatia, com palavras, o governo de Ceaușescu em Letra Maiúscula. Os filmes foram exibidos no FIDMarseille e Berlinale, respectivamente.
O resgate e o visitar de antigas feridas estão bem marcados na Novos Olhares deste ano, que conta ainda com O que resta / Revisitado, de Clarisse Thieme, que usa o experimentalismo para voltar aos crimes da guerra na Bósnia e Herzegovina nos anos 1990, e O Ano do Descobrimento, dirigida por Luis López Carrasco, que retorna às Olimpíadas de Barcelona e à Expo de Sevilha, em 1992, para destacar a contradição de imagens.
Agora, documentário de Dea Ferraz sobre arte e criação, e Los conductos, de Camilo Restrepo, sobre trauma e fé, completam a seleção da Novos Olhares.
O Olhar também anunciou o filme de abertura, que será exibido no dia 7 de outubro: Para Onde Voam as Feiticeiras, de Beto Amaral, Eliane Caffé e Carla Café. O longa une encenações e improvisos de sete artistas de rua de São Paulo, para falar sobre preconceitos.
Passaporte Acesso Livre
Até o dia 2 de setembro, os interessados podem se inscrever para o Passaporte Acesso Livre, por meio de formulário no site. Aqueles que forem selecionados, terão direito a dois ingressos diários até o final do festival.
O 9º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba acontece virtualmente de 7 a 15 de outubro. Para mais informações, acesse o site.