Crítica | Streaming

O Passado

(El Pasado, ARG/BRA, 2007)

Drama

Direção: Hector Babenco

Elenco: Gael García Bernal, Analía Couceyro, Ana Celentano, Mariana Anghileri, Paulo Autran, Marta Lubos

Roteiro: Alan Pauls (romance), Hector Babenco, Marta Goes

Duração: 114 min.

Nota: 3/10

Fizeram tanta onda em cima deste filme que eu passei o tempo todo me perguntando se havia pegado o título certo. Além de muito cansativa, a história não consegue fluir com naturalidade e o que vemos é uma sucessão de acontecimentos desconexos e sem muito sentido.

Para não dizer que o filme inteiro é ruim, gostei da fotografia de Ricardo Della Rosa, apesar de não ter nada demais, ele sabe como temperar direitinho o feijão com arroz de todo dia.

Rímini e Sofía são casados há doze anos e são tidos como um exemplo de que o casamento pode dar certo. O que as outras pessoas não sabem é que, na verdade, eles estão se separando. Enquanto Sofía não consegue viver longe de Rímini, ele não quer mais nenhum tipo de contato e decide encontrar uma nova companheira.

No começo até temos a impressão de que vai ser um filme interessante. Porém, alguns minutos depois, tudo se transforma numa bagunça sem pé e nem cabeça. A história não cansa de ficar apelativa e as soluções encontradas para mostrar todos os acontecimentos, além de chata, provoca aquela sensação de “de onde saiu isso, meu Deus?”

De todas as atuações, a única que me agradou de verdade foi a de Analía Couceyro, que soube como encarnar uma mulher que de tanto sofrer por amor está quase louca. Vale destacar também que foi a última participação de Paulo Autran no cinema.

Com um roteiro mal adaptado, acho que a intenção do filme era mostrar o lado feio do amor mas, sinceramente, não entendo porque se falou tanto da produção. Não gostei mesmo!

Um Grande Momento

Não consigo lembrar de nenhum.


Links

Site Oficial



Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. Faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

Um Comentário

  1. Oi, Kamila! Pois é, não fosse pela presença dela, não teria porque terminar de assistir. Não gostei mesmo.

  2. Cecília, há muito Hector Babenco não é mais o mesmo de antes…infelizmente!

  3. Também não gostei muito desse filme. Acho que o roteiro foi mal trabalhado mesmo. Adorei a atuação da Analia Couceyro, e acho que ela se salva nesse filme.

  4. Gostei de seu blog, vou adicioná-lo, para visitar freqüentemente.
    Sobre O Passado, eu nem tenho tanta vontade de ver, mas ainda tenho um pouco de curiosidade.
    Qualquer dia eu alugo.
    Beijo!

  5. ameeeeeeeeei
    definitivamente será meu novo guia de cinema ;)
    o engraçado é que eu fiquei com vontade de assistir até os filmes “condenados” hehehe so por curiosidade ;P
    parabens!!!!
    $uce$$o ;]
    (L)
    Te amo sis
    Beijo enoooorme

  6. De lugar nenhum pra lugar algum… não vale os reais da locação. Detestei também.
    Sucesso pra você.
    Beijão.

Botão Voltar ao topo