Artigos

Oscar e filmes de amor: uma combinação bem-sucedida que vem desde a primeira edição da premiação

Com a proximidade do Oscar 2022, é hora de começar a falar dos filmes favoritos para a premiação deste ano. Títulos como “Belfast”, “Não olhe para cima” e “Duna” estão entre os cotados para levar a estatueta na categoria de Melhor Filme. Mas, como ocorre desde a primeira edição da renomada premiação, filmes de romance também estão na corrida pela vitória.

Este ano, o longa que vem representando os filmes de amor é “Amor, sublime amor”. Adaptada do clássico “West Side Story” e dirigida por Steven Spielberg, a produção tem tudo para manter a combinação entre Oscar e histórias de amor a todo vapor.

iStock

Histórias de amor são parte da cerimônia desde seu início

Alguns dos grandes vencedores da cerimônia do Oscar são longas que retratam histórias de amor que acabaram se convertendo em clássicos imperdíveis de forma praticamente instantânea. De comédias românticas a histórias de amor eterno, o tema cativa os espectadores e é um dos gêneros que sempre se encontram na lista de indicados.

Apoie o Cenas

Essa combinação é algo que vem desde 1929, ano em que foi realizada a primeira cerimônia do Oscar. Na ocasião, o vencedor da categoria de Melhor Filme foi “Asas”, longa que conta a história dos amigos Jack e David. Ambos são pilotos militares que veem sua amizade abalada após se apaixonarem pela mesma mulher, Sylvia Lewis.

Outro exemplo disso foi “Casablanca”, um dos maiores filmes da história do cinema. Com enredo que mistura a história mundial com a história de uma antiga paixão, o filme foi sucesso absoluto. No entanto, nem mesmo os protagonistas esperavam tamanha repercussão. A produção levou para a casa os prêmios de Melhor Fotografia, Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado em 1944.

A tradição continua…

A tradição de certa forma se manteve, pois entra ano, sai ano, sempre há algum romance entre os indicados. Em 2005, por exemplo, “Brilho eterno de uma mente sem lembranças” conquistou o prêmio de Melhor Roteiro Original.

O longa conta a história de Joel e Clementine, interpretados respectivamente por Jim Carrey e Kate Winslet. O casal tenta remover de sua memória a história de amor que tiveram, mas no meio do processo Joel muda de ideia. O espectador vai acompanhando as memórias desmoronando ao mesmo tempo que vive juntamente com eles uma das mais cativantes narrativas de amor do cinema. Tanto que rendeu a Kate Winslet a indicação ao prêmio de Melhor Atriz.

Outro filme que também levou a estatueta de Melhor Roteiro Original, desta vez durante a cerimônia de 2014, foi “Ela”. O longa, que leva os espectadores a um futuro não muito distante, conta uma história que tem como protagonistas o amor e a tecnologia. O filme foi também indicado a outras categorias, como a de Melhor Filme e Melhor Canção Original.

Já mais recentemente, “Me chame pelo seu nome” deu a Timothée Chalamet a indicação para Melhor Ator na entrega de prêmios de 2018. Apesar de o ator não ter vencido, o filme conseguiu levar a vitória na categoria Melhor Roteiro Adaptado.

Engin Akyurt/Pexels

Histórias de amor para todos

Para além de terem sido indicados ao Oscar ou não, há muitos outros bons filmes cujo enredo gira em torno de histórias de amor. Com a proximidade do Dia de São Valentim, esse gênero tende a ficar em alta, sendo bastante procurado nas plataformas de streaming.

Em cada momento das nossas vidas desenvolvemos uma relação diferente com o amor. Já estivemos loucamente apaixonados, já vivenciamos uma relação na qual um era mais apaixonado do que o outro e já pensamos que o amor e o romance não tivessem lugar em nossos corações.

Com base nessa transitoriedade de sentimentos e inspirada pelo Dia de São Valentim, a ExpressVPN desenvolveu um infográfico com alguns dos melhores filmes para passar essa data. Independentemente do que você esteja vivendo neste momento e de qual seja sua ideia atual sobre o amor, há opções para todos os gostos e situações.

Partindo da simples pergunta “Você acredita no amor?”, o infográfico conduz a uma série de outras questões até encontrar o filme perfeito para se assistir no Dia de São Valentim.

Certos títulos ali sugeridos também foram indicados ao Oscar, tendo alguns até mesmo vencido. Exemplos disso são “Meia-Noite em Paris”, que levou a estatueta de Melhor Roteiro Original em 2012, o já mencionado “Brilho eterno de uma mente sem lembranças” e “Shakespeare apaixonado”, que levou diversos prêmios, incluindo o de Melhor Filme, na cerimônia de 1999.

Unsplash

Como se vê, a combinação entre o Oscar e filmes românticos vem de longa data e continua até hoje. Além de serem dignas de premiações, essas produções nos dão a chance de vivenciar muitas das diferentes facetas do amor.

Por aqui, seguimos atentos para verificar quais longas levarão a melhor na cerimônia deste ano. Será que a tradição continuará? Isso ainda não sabemos, mas que o gênero sempre conquista corações (e críticos do cinema), ah, isso sim.

Assinar
Notificar
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Botão Voltar ao topo