A mesa “Protagonismo Feminino no Audiovisual” é um dos destaques do VI Festival Tudo Sobre Mulheres. O debate acontecerá dia 8 de setembro, às 9h, e contará com a presença de Débora Ivanov, diretora da Ancine; Cynthia Falcão, diretora de Programação e Produção da EPC/TVPE; Sara Silveira, produtora homenageada nesta edição do festival; Maria Ceiça, atriz e produtora; Vera Zaverucha, consultora e gestora, Julia Priolli, roteirista. Danielle Bertolini, uma das curadoras do festival, fará a mediação.

“As mulheres que atuam no Audiovisual brasileiro, tanto em funções técnico-artísticas, quanto em gestão e representação política, não tem seu protagonismo projetado tanto quanto os homens que atuam nas mesmas atividades”, afirma Cynthia Falcão ao defender a necessidade de debater o tema. “Assim como em outras esferas da sociedade, a participação de mulheres em posição de liderança no audiovisual é conquistada com muita dificuldade e tem muitas vezes suas vozes controladas, seus empenhos ainda mais observados”, complementa.

Tudo sobre Mulheres

O VI Festival Tudo Sobre Mulheres acontece entre os dias 5 e 9 de setembro, na Chapada dos Guimarães. Além da exibição de obras audiovisuais na Mostra Competitiva, o festival também oferece apresentações de música, teatro, dança, rodas de conversa, mesa e oficina de Boneca Abayomi. A programação contará ainda com um curso sobre “Teoria Geral de Séries”, ministrado pela roteirista Julia Priolli (FOX Brasil).

Nesta edição a homenageada é Sara Silveira, uma das mais importantes produtoras de cinema do Brasil, conhecida pela postura verdadeira, dedicada e apaixonada com que defende seus projetos, mais voltados para o cinema autoral. Sua empresa produtora, fundada em 1991 por ela e por Carlão Reichenbach, foi a responsável por títulos como As Boas Maneiras, em cartaz nos cinemas; Vazante; Pela Janela; Mãe Só Há Uma; O Que Se Move; Cinema, Aspirinas e Urubus; e os curtas-metragens recentes Borá, Febre e Filme-Catástrofe.

O nome “Tudo Sobre Mulheres” foi inspirado pelo filme Tudo Sobre Minha Mãe, de Pedro Almodóvar, cineasta que sabe como poucos retratar o universo das mulheres em sua filmografia. O principal objetivo do evento é estimular a produção audiovisual que aborde a questão feminina, não importando o sexo dos realizadores. Além de contribuir com a urgente necessidade de descentralização da produção cultural ao sair do eixo Rio-São Paulo e levar o cinema para o interior do Brasil, na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso.

Mais informações no site do festival.

Serviço
VI Tudo Sobre Mulheres – Festival de Cinema Feminino
Data: 5 a 9 de setembro de 2018
Local: Praça Dom Wunibaldo – Chapada dos Guimarães – Mato Grosso.