Crítica | Streaming

Riverdance: Uma Aventura Dançante

Sapateado para crianças e alces

(Riverdance: The Animated Adventure, GBR/IRL, 2021)
Nota  
  • Gênero: Animação
  • Direção: Eamonn Butler, Dave Rosenbaum
  • Roteiro: Dave Rosenbaum, Tyler Werrin
  • Duração: 90 minutos

Não se pode negar o apelo estético de Riverdance: Uma Aventura Dançante para os olhos famintos das crianças que se aventurarem pela Netflix a partir de hoje. Essa é a primeira estreia em animação do streaming em 2022, e com certeza como vimos no ano passado, ainda virão muitas pela frente. Porém, se o visual feérico e ultra colorido (não se enganem pela presença dos alces monocromáticos) são um convite irresistível, é de analisar se algo tão local pode interessar a crianças menores, sendo que o filme claramente tem um apelo e uma mensagem mais própria aos pequenos; esse é o desafio que irá enfrentar essa delicada produção.

A animação é dirigida por Dave Rosenbaum e Eamonn Butler, e foi inspirada no clássico show de dança homônimo, uma atração que fez muito sucesso mundo afora quando lançado há mais de 25 anos. Consistia em uma coreografia para sapateado que a Irlanda trouxe para o mundo, e rapidamente virou uma febre, provavelmente inclusive reavivando o sapateado como uma arte renovada. Aqui, foi construída uma trama fantástico-juvenil que versa sobre a manutenção de valores familiares que se perdem com a partida dos entes, e em como manter viva as tradições milenares de uma cultura. Para os adultos, o fascínio é alcançado bem rápido (e talvez até se esvazie com igual rapidez), mas as crianças podem ser um problema.

Riverdance - Uma Aventura Dançante
Ribbet Productions

Ainda que a Disney tenha acostumado os pequenos com os musicais sem nem dar “nome aos bois” – sim, quase todo clássico animado é um musical sem qualquer disfarce, lide com isso você que tem restrições ao gênero – o que Riverdance propõe é de natureza mais complexa para as plateias modernas, que precisam de informação sendo fornecida a todo momento. Respeitando o estilo irlandês que consagrou o espetáculo, toda a trama da produção acontece enquanto os personagens não estão na ação musicada, porque o filme literalmente pára para exibir seus números, que não são cantados, apenas dançados em coreografias elaboradas como em live action… ainda que, vez por outra, sejam alces dançando.

Apoie o Cenas

São momentos de extrema beleza imagética, que compõem quadros repletos de camadas de cores, de efeitos e de elementos acontecendo simultaneamente. Com uma duração enxutíssima (são quase 20 minutos só de créditos), o cansaço chega até a produção em mais de um momento, mas o filme é uma profusão de beleza estética e de animação, mesmo em meio ao luto. Aliás, o filme ainda consegue ter momentos de ternura mesmo em meio a uma dor que se observa exasperante para uma criança, que precisa se refugiar em um mundo de fantasia para que as respostas façam sentido e seu lugar no mundo seja enfim ocupado, sem medo.

Riverdance - Uma Aventura Dançante
Ribbet Productions

Essa dualidade é marcante em Riverdance, um produto que parece ter dupla função tanto quanto qualquer animação, que precisa divertir crianças e encantar adultos, mas aqui esbarra nas pretensões relacionadas ao cerne de sua própria feitura. Como a Netflix tem um alcance descomunal, o filme com certeza será visto, mas a observação de que faltou um equilíbrio mais adequado na hora de definir suas opções é pertinente. Entre a necessidade de homenagear de maneira eficaz um fenômeno de três décadas atrás e criar um projeto livre para ser apreciado por uma geração sem ligação com o mundo da dança, o filme ficou no meio do caminho, ainda que seduza e divirta em grande parte do tempo.

Um grande momento
A coreografia do velório

Curte as críticas do Cenas? Apoie o site!

Francisco Carbone

Jornalista, crítico de cinema por acaso, amante da sala escura por opção; um cara que não consegue se decidir entre Limite e "Os Saltimbancos Trapalhões", entre Sharon Stone e Marisa Paredes... porque escolheu o Cinema.
Assinar
Notificar
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Botão Voltar ao topo