Série em Cenas

Sombra e Ossos

(Shadow and Bone, EUA, 2021)
  • Gênero: Fantasia
  • Criador: Eric Heisserer
  • Canal: Netflix
  • Elenco: Jessie Mei Li, Ben Barnes, Archie Renaux
  • Temporadas: 1
  • Duração: 52 minutos

Historicamente o conceito de Trevas está ligado a períodos e pensamentos que repudiam qualquer tipo de igualitarismo e tem convicções muito mais antidemocráticas e reacionárias que propriamente libertadoras. Comumente promovendo cisões e fortalecendo privilégios (normalmente ligados a questões hereditárias confundidas com méritos), esse contexto é o que dá o tom da série Sombra e Ossos, da Netflix, baseada na obra da autora Leigh Bardugo.

Em um mundo fantasioso com um ar de Império Russo, o povo vive as mazelas da divisão do país pela Dobra das Sombras, uma espécie de Muro de Berlim, mas bem largo, escuro e cheio de monstros fantásticos devoradores de carne humana. Além disso, existem dois tipos de indivíduos: os Grishas (pessoas com algum poder especial: solta vento, fogo, sombra, luz, poder de cura e tals), e os não Grishas (sem poder mesmo), claro que isso já é outro ponto de conflito.

Sombra e Ossos

A série apresenta a jovem Alina Starkov (Jessie Mei Li) que se vê em uma grande aventura por causa de seu amigo, e do nada descobre que se tornou a grande esperança de reunificação dos povos e mundos. Esperta e corajosa, tem tudo que uma heroína precisa para ganhar nossos corações, porque além de carismática, tem sorte para boas alianças.

Apoie o Cenas

Sombra e Ossos ainda conta com personagens que refletem um pouco esse conceito e sentimento vividos quando se está em um mundo dividido, injusto, desigual e violento: em um determinado momento é possível nos pegarmos torcendo emocionados pelos criminosos, uma vez que tem uma boa desculpa para estarem naquela situação, e principalmente porque a esfera superior de poder é cruel demais para receber qualquer gesto de simpatia. 

O que mais pode simbolizar as Trevas que o sentimento constante de medo, seja pela própria dignidade humana (sobreviver com o mínimo, ao mesmo tempo que sujeito à sorte diante das mazelas e intempéries do mundo), seja pela constante sombra da intimidação (conviver com constantes demonstrações de força e poder em caráter de ameaça às instituições democráticas ou à própria integridade física)? 

Fantástica, questionadora e intrigante: Sombra e Ossos é para começar a ver com tempo, porque é daquelas que terminamos um episódio e já queremos colar no próximo. Com personagens inspiradores e história cheia de surpresas e lições, é uma série indicada para quem gosta de sagas e fantasias, ou para quem busca um novo olhar para nossas divisões.

Melhor Episódio
T01E08 – Sem Luto

Soraya Lopes

Gerente de produto, comunicadora e buscadora constante de um descanso para a cabeça é viciada em séries e qualquer bobagem de tv que envolva comida, decoração ou sobrevivência e não tem escrúpulos de se emocionar com estas coisas. Se empenha em estudar filosofia, sociologia, psicologia e outros temas que possibilitem entender cada vez mais as pessoas.
Botão Voltar ao topo