Série em Cenas

Stranger

(Bimilui Soop, KOR, 2017)
  • Gênero: Suspense
  • Criador: Lee Soo-yeon, Park Hyeon-seok, An Gil-ho
  • Canal: Netflix
  • Elenco: Cho Seung-woo, Bae Doona, Lee Joon-hyuk
  • Temporadas: 2
  • Duração: 70 minutos

Historicamente já vimos muitas situações que mostraram a soberba não apenas colocando tudo a perder, mas principalmente: ceifando vidas inocentes. Quando isso chega ao sistema de justiça afeta invariavelmente os alicerces do Estado democrático de direito, as consequências disso nós sabemos muito bem, estamos vivendo em valas coletivas. A coragem e determinação para enfrentar tudo isso e defender a lei soberana e não interesses soberanos é muito bem mostrada em Stranger, série sul-coreana disponível na Netflix, que vai mexer com você.

Um promotor que não tem emoção por uma condição especial de saúde, Hwang Shi-mok (Cho Seung-woo), se alia à policial mais que emotiva Han Yeo-jin (Doona Bae) para investigar um caso de assassino em série. Mas no meio disso, se vêem, junto com sua equipe, no meio de um esquema de corrupção gigante e perigosíssimo que faz qualquer um perder o fôlego. 

Stranger série

Além de personagens para lá de especiais (que vão do cômico ao assustador) e da profundidade que se aborda a relação do promotor com a detetive que logo ganha peso na trama e no coração da audiência, os mistérios e suas amarrações são contadas de uma maneira tal que é de colar um episódio no outro sem questionamentos, mesmo os episódios sendo tipicamente sul-coreanos de mais de uma hora de duração. É uma delícia!

É impossível não fazer constantes paralelos com o que se vê na tela e com o que se vive. Apesar do enredo ser bastante parecido com o que já nos acostumamos a testemunhar em nossos bastidores do poder, as diferenças culturais são gritantes e nos levam a muitos questionamentos e reflexões, principalmente com relação ao respeito ao mais velho, à lealdade aos princípios e à própria honra.

Stranger série

E é exatamente nisso que mora o perigo: se não existe dignidade de nada vale a intenção ou qualquer fruto que possa cair da árvore, porque em se tratando de Estado Democrático de Direito não se pode existir medidas e mexidas, só se pode existir fatos e atos, com provas. Um único desvio que pese a balança da justiça para um lado já coloca tudo a perder, porque mais cedo ou mais tarde o interesse muda e algo se rompe e tudo quebra. E em nome de quem? A que preço? Normalmente são vidas inocentes que se tornam quase como moedas cármicas.

Para maratonar, torcer, se emocionar e manter a adrenalina no alto, Stranger traz relações inusitadas e bacanas, mistérios e esquemas, e mais que tudo isso: nos ensina que apesar de possivelmente tudo que nos cerca estar contaminado com a soberba mentirosa e perigosa, é possível se manter firme e ter coragem para mudar.

O Melhor Episódio

T01E16 – Episódio 16

Ver “Stranger” na Netflix

Série em Cenas

Soraya Lopes

Gerente de projeto, comunicadora e buscadora constante de um descanso para a cabeça é viciada em séries e qualquer bobagem de tv que envolva comida, decoração ou sobrevivência e não tem escrúpulos de se emocionar com estas coisas. Se empenha em estudar filosofia, sociologia, psicologia e outros temas que possibilitem entender cada vez mais as pessoas.
Botão Voltar ao topo