estante

Sultões do Sul

(Sultanes del Sur, MEX/ESP/ARG, 2007)

Ação

Direção
: Alejandro Lozano

Elenco: Oscar Alegre, Luis Altamirano, Celso Bugallo, Ana de la Reguera, Tony Dalton, Juan Carlos Remolina, Jordi Mollà

Roteiro: Tony Dalton

Duração: 98 min.

Minha nota: 6/10

De vez em quando parar para ver o que está passando na televisão faz com que vejamos filmes que dificilmente acharíamos em uma locadora e que muitas vezes não deram o ar da graça nos cinemas nacionais. Claro que existe uma chance grande daquilo ser porcaria, como a tal sessão dose dupla Paris Hilton que o Telecine Pipoca está anunciando, mas surpresas também podem acontecer.

Hoje, por exemplo, tive a oportunidade de ver Sultões do Sul, um filme de ação eletrizante que traz para Buenos Aires muitos dos elementos hollywoodianos, mas mantém elementos que só os filmes latinos têm.

Depois do assalto a um banco no México, grupo de ladrões vai com o dinheiro para Buenos Aires, onde as coisas saem completamente diferentes do que o planejado e chefões do crime e policiais aparecem para complicar as coisas.

O diretor mexicano Alejandro Lozano ficou famoso depois de seu outro filme de ação, Matando Cabos, de 2004 e, demonstra que se sente confortável e confiante com o gênero.

Mesmo com algumas passagens bem clichês, ele aproveita bem o roteiro interessante e consegue manter as coisas movimentadas com várias cenas de perseguição, brigas e conversas bem suspeitas. Algumas experiências de montagem também são muito interessantes.

Mas nem toda a eletricidade da história é capaz de apagar algumas escolhas erradas, como um movimento de câmera desnecessário para mostrar a urgência da perseguição a pé ou a confusa idéia de intercalar cenas no momento mais importante da trama, enfraquecendo assim a trama e o fato em si.

Ao mesmo tempo, uma trilha sonora compatível e um elenco competente e entregue ao trabalho contam pontos a favor do filme. A imprevisibilidade da história também é bem interessante e deixa o espectador curioso até os últimos momentos.

No final das contas é uma boa pedida para ver assim, sem grandes expectativas e por acaso na televisão.

Um Grande Momento

Encontrando Leo.

Links

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. Faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

7 Comentários

  1. O filme é ótimo…. Acompanho de perto o trabalho do Tony Dalton, um dos autores e também autor do roteiro. Ele tem outro trabalho que merece ser visto, onde tb é ator e co-roteirista, chamando Matando Cabos. Esse vc acha fácil nas locadoras daqui. Sultanes del Sul só na internet mesmo ou de vez em qdo na TV a cabo. O cinema latino tem bons trabalhos que acabam ficando a margem e nunca aparecem no circuito comercial. Para ver os mexicanos só mesmo nos sites onde vc encontra os filmes pirateados, o que é uma pena pois a perda de qualidade é enorme. Parabéns pelo seu blog!!!

  2. Oi gente!

    Sandro – Muito obrigada! Que bom que você gostou. Eu também gostei muito Allstarvelho. E ele já está aqui no “O que rola…”

    Alex – Foi um daqueles que a gente só acha na sorte, ainda que tenha sido produzido aqui tão perto. Não sei porque não existe uma divulgação maior dos trabalhos da América Latina aqui no Brasil, mas…
    Os filme com a grande atriz (quase um montro sagrado do cinema) são De Pernas Pro Ar e Universidade do Prazer. E ainda dá para o programa ficar melhor, é só assistir no Telecine Pipoca. Dublado, já pensou?
    Hahahaha

    Ibertson – É interessante sim, apesar de não ser nenhum grande filme. Vou lá olhar o meme.

    Charles – Muito obrigada pela escolha. Mas eu já participo. Recebi o selo de algumas pessoas, mas vou conhecer o seu blog agora (já gostei do nome).

    Beijocas para todos!

  3. Olá Cecília! Tudo certo?
    Gostaria de lhe indicar para o Olha que Blog Maneiro, uma iniciativa bem bacana inventada pelo blogueiro Guilherme Bandeiras e que ajuda a divulgar a tua página. Gostei do teu blog. Faz pouco mais de um mês que criei o meu e tá difícil de divulgá-lo. Mesmo assim, uma blogueira de cinema acabou indicando-o nessa promoção e por isso estou passando a iniciativa adiante. A regra básica é indicar dez blogs que achar interessante. Espero que não se importe, mas acabei selecionando o teu blog na minha seleção. Não foi uma decisão aleatória, mas sim elaborada conforme alguns critérios – seja pela qualidade do texto, do layout ou da atualização da página. Se quiseres saber mais sobre o prêmio e dar sequência a essa “brincadeira” – acho que seria bem legal- podes visitar o meu blog: http://blig.ig.com.br/planosequencia/ e na seção de categorias, lado superior direito, acessar a opção “Olha que blog maneiro”.

    Qualquer dúvida mande um e-mail para: [email protected]

    Grande Abraço!
    Charles M. Helmich

  4. Ah, postei um MEME Literário para você no blog. Não sei se já respondeu. Beijo!

  5. Não conhecia este filme, mas pela resenha, parece ser bem interessante.

  6. Cecília, nunca ouvi falar desse filme, mas quais são os filmes da sessão dupla de Paris Hilton que vão exibir? Ehehehehe…

  7. Excelente texto e excelente blog. Vou passar aqui pra dar uma conferida nos posts antigos… mas já adianto que está favoritadíssimo!

Botão Voltar ao topo
Fechar