Top, top, top uh!

10 filmes que todo nerd já viu

Dia 25 de maio é o Dia da Toalha, a data é uma homenagem ao escritor Douglas Adams, criador do fabuloso universo de O Guia do Mochileiro das Galáxias, em sua “trilogia de cinco livros”, que traz vários códigos adorados pelos nerds mundo afora. Mais do que isso, foi também o dia em que o primeiro filme da saga Star Wars estreou nos cinemas e fez nascer assim o Dia do Orgulho Nerd, ou seja, é uma data que todo nerd conhece.

Sem pânico e cada uma com sua toalha, Cecilia Barroso e Lorenna Montenegro se juntaram para fazer alguma coisa que lembrasse a data. Pensaram primeiro em uma poesia Vogon, mas como poderia entediar muito as pessoas, partiram para uma lista de filmes mesmo.

Se fosse para fazer um top 10, quais seriam os títulos que todo nerd já viu?

O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, 2005), de Garth Jennings
Para começar, vamos com o filme mais importante para o dia de hoje. Inspirado na obra, ainda que fique devendo, o filme consegue alcançar a mitologia criada pelo escritor e comediante britânico Douglas Adams.

Guerra nas Estrelas (Star Wars, 1977), de George Lucas
O filme que trouxe a Força para os cinemas e encontrou sua metáfora para falar sobre o capitalismo teve duas continuações na primeira trilogia. Mais tarde, o pai do universo, George Lucas criou um envergonhante prequel e recentemente uma nova trilogia, também fraca, chegou aos cinemas. É talvez o universo cinematográfico mais conhecido no mundo. E ainda rende muito dinheiro.

Star Trek: O Filme (Star Trek, 2009), de J.J. Abrams
Baseado no seriado Jornada nas Estrelas, que tem em seu cânone pelo menos seis séries, o filme que recria a origem da tripulação da Enterprise foi dirigido por J.J. Abrams e deixou muito fã feliz por aí.

De Volta para o Futuro (Back to the Future, 1985), de Robert Zemeckis
Aquela história de viagem no tempo que continua fazendo o mesmo sucesso da época de seu lançamento com as novas gerações. A DeLorean que levou Marty para 30 anos atrás também esteve em mais dois filmes.

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (The Lord of the Rings: The Return of the King, 2003), de Peter Jackson
Se existe um universo que inspira todos aqueles que jogam RPG ao redor do mundo, é o de J.R.R. Tolkien. O livro do escritor e linguista sul-africano virou filme pelas mãos de Peter Jackson, também dividido em três longas.

Matrix (The Matrix, 1999), de Lana e Lilly Wachowski
No final dos anos 1990, uma viagem das irmãs Lana e Lilly Wachowski criava um universo novo, onde a manipulação do homem está por trás de tudo. O filme, adorado até hoje, teve duas continuações mais fracas.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Harry Potter and the Prisoner of Azkaban, 2004), de Alfonso Cuarón
Outro universo criado e que caiu nas graças da nova geração nerd é o da escritora J.K. Rowling, em sua série de livros Harry Potter. Se no começo todo mundo questionava a autenticidade do bruxinho (alô, Os Livros da Magia, de Gaiman), a história levou um monte de gente a ler novamente e rendeu oito filmes do cinema.

Jurassic Park: Parque dos Dinossauros (Jurassic Park, 1993), de Steven Spielber
Se a gente está falando de cinema nerd, não dá para passar sem citar Steven Spielberg, nome que esteve por trás de muito conteúdo nerd criado ao longo dos anos. Jurassic Park é baseado na Michael Crichton e tem um trabalho gráfico incrível. Teve um monte de continuações.

Vingadores: Guerra Infinita (Avengers: Infinity War, 2018), de Anthony e Joe Russo
Se tem uma outra coisa que todo nerd adora é história em quadrinhos. E há, inegavelmente, uma disputinha entre as maiores editoras: Marvel e DC Comics. No cinema, a briga é quase uma covardia, com a Marvel levando de lavada. Que o diga o universo cinemático que construiu ao longo de 11 anos.

Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008), de Christopher Nolan
Mas existem algumas coisas que se salvam quando o assunto são os heróis da DC Comics no cinema. A maioria delas tem a ver com seu personagem mais interessante (segundo a Cecilia): Batman. E isso tá lá no começo dos anos 1990, com O Retorno de Tim Burton, mas também em O Cavaleiro das Trevas, que traz a aura das HQs de Frank Miller, mesmo que não citado.

Bônus Anos 1980
Quando começaram a lista, Cecilia e Lorenna acabaram parando na super fértil década de 1980, vão aqui alguns dos filmes lembrados por elas: Os Caça-Fantasmas, Os Goonies, Gremlins, A História Sem Fim, Os Fantasmas se Divertem, Mestres do Universo, Blade Runner, Labirinto, Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica, Jogos de Guerra, Academia de Gênios, Mulher Nota Mil, Willow: Na Terra da Magia, Akira, Os Caçadores da Arca Perdida e muitos outros.

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Botão Voltar ao topo
Fechar