Com o tradicional frio desta época do ano e o já conhecido charme da cidade da Serra Gaúcha, começou ontem (18) o 45º Festival de Cinema de Gramado. João, o Maestro, longa-metragem que conta a história do musicista João Carlos Martins, foi o filme escolhido para a abertura do evento.

A abertura do oficial do evento contou com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado, com a participação especial do cine-biografado, na Rua Coberta. Martins conduziu a orquestra para a interpretação do tema do filme A Missão e depois assumiu o piano, solando o tema clássico de Cinema Paradiso, ambos compostos por Ennio Morriconi.

Após a exibição do longa-metragem, teve início a mostra competitiva, com a exibição do longa-metragem O Matador, dirigido por Marcelo Galvão e produzido pela plataforma de streaming Netflix. Neste sábado, dando prosseguimento à competição, haverá a exibição dos curtas-metragens O Espírito do Bosque, de Carla Saavedra Brychcy, e Postergados, de Carolina Markowicz. Os longas da mostra competitiva são o uruguaio Mirando al cielo, de Gyuzmán García, e Como Nossos Pais, de Laís Bodanzky.

O festival segue com programação intensa até o próximo dia 26 de agosto. Entre os destaques estão as homenagens a várias personalidades do cinema, como os atores Araci Esteves e Paulo Autran (in memorian), os produtores Lucy e Luiz Carlos Barreto, a cineasta Mônica Schmiedt, o técnico de luz Wilton Soares Martins, o distribuidor Oswaldo Massaini, o crítico Luiz Carlos Merten e a pesquisadora Alice Gonzaga.

Debates sobre os filmes acontecem no dia seguinte às exibições, no Hotel Serra Azul, local também destinado a várias mesas de debate, painéis e encontros de negócios. A programação conta ainda com a exibição de filmes de várias nacionalidades na Mostra Homenagem 45, que acontece durante as tardes.

Outras mostras paralelas animam a cidade, como EcoCinema, Cinema nos Bairros e Mostra Infantil, que faz uma retrospectiva do animador Otto Guerra, um dos homenageados desta edição do evento. Os curtas do diretor também serão exibidos no Museu do Festival, que também recebe uma programação especial, com a mostra EDUCAVIDEO e uma seleção especial com programas de curtas canadenses.

A programação completa do Festival de Cinema de Gramado pode ser encontrada no site do evento.