Crítica | FestivalMostra SP

A Chorona

(La llorona, GUA, FRA, 2019)
Nota  
  • Gênero: Terror
  • Direção: Jayro Bustamante
  • Roteiro: Jayro Bustamante
  • Elenco: María Mercedes Coroy, Sabrina De La Hoz, Margarita Kenéfic, Julio Diaz, María Telón, Juan Pablo Olyslager, Ayla-Elea Hurtado
  • Duração: 97 minutos

Um ex-general tem que responder pelos seus crimes de guerra enquanto sua saúde se esvai. Tornado cativo na própria casa, junto a família – esposa, filha, neta e empregada –, ele se esconde e se esgueira para não despertar a atenção do povo que, do lado de fora, urge por justiça e paz para seus mortos.

No lado de dentro, o vazio toma conta, a casa está praticamente abandonada pelos empregados que fugiram. Então, de repente, surge a indígena Alma, cuja presença alavanca uma série de acontecimentos traumáticos.

A Chorona (2019)

Orbitando entre realidade e o sonho mais tempestuoso, A Chorona, de Jayro Bustamante, se apoia em uma famosa lenda latino-americana (da mãe que perdeu os filhos e, como desencarnada, vaga pelo mundo chorando por eles e clamando por vingança) para recontar os traumas provocados por genocidas como o ex-general, que matavam em nome da “ordem e do bom funcionamento do país”. A maneira que as mulheres ao redor desse homem, desse alvo, se relacionam e se curam é de uma potência estarrecedora.

Apoie o Cenas

Belíssimo enquanto produção, o filme traz um trabalho vigoroso e delicada de direção, com escolhas de enquadramentos e super closes que tensionam tornando a história que se desenrola ainda mais triste e envolvente.

A Chorona (2019)

Se apoiando em flashbacks e delírios com um quê de lynchiano ou cronenbergiano, A Chorona usa a ambiência do sobrenatural para tratar de uma dura verdade: como ditaduras sanguinárias carregaram vidas de inocentes ao redor do globo — e de que maneira essa cobrança sempre chega. O karma é o alento.

Um Grande Momento
Perseguida pelo velho coronel até a banheira

A Chorona estreia no próximo dia 23 de setembro

[43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo]

Lorenna Montenegro

Lorenna Montenegro é crítica de cinema, roteirista, jornalista cultural e produtora de conteúdo. É uma Elvira, o Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e membro da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA). Cursou Produção Audiovisual e ministra oficinas e cursos sobre crítica, história e estética do cinema.
Botão Voltar ao topo