Notícias

Amazonas do Cinema: espaço de mulheres

Em sua 6ª edição, o Festival Amazônia Doc 3 em 1 resolveu dedicar-se à representatividade. Assim surge 1º Festival Amazonas do Cinema, voltado à produção de mulheres cis e trans dos estados brasileiros que compõem a Amazônia e dos países integrantes da região conhecida como Amazônia Legal e Sul-Americana.

“Acredito que o audiovisual é uma linguagem muito potente e que o uso dessa linguagem contribui pra reverberar o movimento feminista, potencializar nossas conquistas e fortalecer nossas lutas, e assim nos dar maior visibilidade; inclusive os Festivais de Cinema com maior participação de mulheres tornam-se uma forma excepcional para ampliar e promover nosso discurso”, diz Zienhe Castro, diretora geral do Amazônia Doc.

O Festival Amazonas do Cinema contará com a mostra competitiva de curta, média e longa-metragens, uma oficina e debates sobre o pensamento e a presença feminina no cinema. Além de homenagear a escritora Eneida de Moraes, que dará o nome ao troféu do festival “Achamos que é uma mulher plural, multifacetada, que representa todas as linguagens. Ela é, sobretudo, uma mulher da Cultura. Foi uma grande defensora da cultura popular”, afirma Zienhe.

Apoie o Cenas
Eneida de Moraes, homenageada do Festival Amazonas do Cinema
Cecilia Barroso | Cenas de Cinema Eneida de Moraes, homenageada da primeira edição do festival

O desejo de fortalecer a presença feminina no Festival surgiu em 2019. “Dei-me conta de que era só eu cercada de homens na organização e curadoria do Festival e isso me deixou muito incomodada”, descreve Zienhe. “Resolvi convidar outras mulheres para abraçarem o Festival em vários setores da produção do projeto. Acabamos construindo uma edição com forte presença da mulher, foi o começo de tudo”, conta.

A 6ª Edição do Amazônia Doc versão 3 em 1 foi mais um dos eventos que teve que ser adiado por causa da pandemia do Coronavírus. Sua edição presencial está prevista para o segundo semestre, ainda sem uma data definida. Para mais informações, acesse o site do Amazônia Doc.

Pôster do Festival Amazonas do Cinema
Cecilia Barroso | Cenas de Cinema

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Botão Voltar ao topo