Top, top, top uh!

As comédias românticas dos anos 1990

Os anos 1990 foram a época de ouro das comédias românticas. Depois do lançamento de Uma Linda Mulher, filme de Garry Marshall, foi como se o gênero ganhasse força, e nomes como Julia Roberts, Meg Ryan e Sandra Bullock caíram no gosto popular levando um monte de gente aos cinemas.

As tramas fáceis, que seguiam uma estrutura padrão, com personagens semelhantes e quase sempre com finais previsíveis divertiam e faziam suspirar, mas hoje são legitimamente questionadas por reafirmar estereótipos e um nocivo padrão do amor romântico e dependente.

Ainda assim, esses são filmes que marcaram o seu tempo e assim merecem ser vistos. Os mais famosos deles, inclusive, estão disponíveis nos streamings e separamos numa lista de comédias românticas muito especial para vocês.

Apoie o Cenas
Uma Linda Mulher
Buena Vista Pictures

Uma Linda Mulher (1990), de Garry Marshall – Star+
Edward Lewis (Richard Gere) é um executivo milionário e solitário que contrata Vivian (Julia Roberts), uma jovem prostituta, para lhe fazer companhia por uma semana. Aos poucos, ele se encanta e fica apaixonado por ela.

Sintonia de Amor
TriStar Pictures

Sintonia de Amor (1993), de Nora Ephron – HBO Max
Depois da morte de sua esposa, Sam (Tom Hanks) muda-se para Seattle com seu filho Jonah (Ross Malinger). Em um programa de rádio, enquanto o viúvo fala sobre seus sentimentos, a repórter Annie (Meg Ryan) o ouve, se apaixona por ele e decide convidá-lo para sair.

Quatro Casamentos e um Funeral
PolyGram Filmed Entertainment

Quatro Casamentos e um Funeral (1994), de Mike Newell – Prime Video
No casamento de um amigo, Charles (Hugh Grant), um solteirão que tem dificuldade em assumir relacionamentos, conhece Carrie (Andie MacDowell), uma jovem americana, por quem se apaixona. Após uma noite mágica, ela retorna aos EUA acabando com as esperanças dele. Três casamentos e um funeral depois, isso muda.

Enquanto Você Dormia
Buena Vista Pictures

Enquanto Você Dormia (1995), de Jon Turteltaub – Disney+
Lucy (Sandra Bullock) é uma solitária funcionária do metrô de Chicago que tem uma paixão platônica por um passageiro chamado Peter (Peter Gallagher). Depois de salvá-lo de um assalto, ela é confundida como sua noiva, causando uma série de mal-entendidos, principalmente porque começa a se apaixonar por Jack (Bill Pullman), o irmão da vítima.

O Casamento do Meu Melhor Amigo
Sony Pictures Entertainment

O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997), de P.J. Hogan – Netflix, HBO Max
Os amigos Julianne (Julia Roberts) e Michael (Dermot Mulroney) combinaram que se casariam um com o outro se ambos continuassem solteiros quando completassem 28 anos, porém, antes disso, ele avisa que vai se casar com Kimberly (Cameron Diaz) e chama a melhor amiga para ser madrinha. Ela aceita o convite, mas com a intenção de reconquistá-lo antes do casamento acontecer.

Comédias românticas: Afinado no Amor
New Line Cinema

Afinado no Amor (1998), de Frank Coraci – HBO Max
Robbie (Adam Sandler) é um compositor frustrado que canta em festas de casamento. Em uma certa noite ele conhece Julia (Drew Barrymore), uma bela garçonete que se saiu muito bem no seu primeiro dia de trabalho. Os dois estão de casamento marcado com outras pessoas, mas o destino lhes reserva uma surpresa romântica.

Mensagem para Você
Warner Bros.

Mensagem para Você (1998), de Norah Epron – HBO Max
Dona de uma pequena livraria, Kathleen Kelly (Meg Ryan) odeia Joe Fox (Tom Hanks), proprietário da gigantesca rede de livrarias Foxbooks. Quando os dois se conhecem através da internet, iniciam um romance online intenso e anônimo. Um dia, Joe fica sabendo que a encantadora mulher é sua rival nos negócios.

Comédias românticas: 10 Coisas que eu Odeio em Você
Buena Vista Pictures

10 Coisas que eu Odeio em Você (1999), de Gil Junger – Disney+
Bianca Stratford (Larisa Oleynik) não pode namorar antes de sua irmã mais velha, Kat Stratford (Julia Stiles), que não está interessada em garoto nenhum. Para resolver a situação, um rapaz interessado em Bianca suborna Patrick Verona (Heath Ledger) para sair com Kat e, quem sabe, tentar conquistá-la.

Ela É Demais
Miramax

Ela É Demais (1999), de Robert Iscove – Telecine
Zach Siler (Freddie Prinze Jr.) é o cara mais popular da escola, até que sua namorada o deixa por um ator. Para recuperar sua reputação, ele aceita um desafio: tem seis semanas para tornar a nerd Laney Boggs (Rachael Leigh Cook) a próxima rainha do baile.

Um Lugar Chamado Notting Hill
Polygram Filmed Entertainment

Um Lugar Chamado Notting Hill (1999), de Roger Mitchell – Star+, Globoplay, Lionsgate+
William Thacker (Hugh Grant) é dono de uma livraria em Londres e sua rotina muda quando a famosa atriz estadunidense Anna Scott (Julia Roberts)d aparece em sua loja. Conforme ele e a glamorosa estrela de cinema se aproximam, lutam para conciliar seus estilos de vida radicalmente diferentes.

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Assinar
Notificar
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Botão Voltar ao topo