Crítica | Festival

Assalto à Brasileira

A cara do Brasil

(Assalto à Brasileira, BRA, 2025)
Nota  
  • Gênero: Ação
  • Direção: José Eduardo Belmonte
  • Roteiro: L.G. Bayão
  • Elenco: Murilo Benício, Christian Malheiros, Robson Nunes, Paulo Miklos, Fernanda de Freitas, Matheus Macena, Ariclenes Barroso,Shaolin, Vertin Moura, Vinicius Marinho
  • Duração: 90 minutos

José Eduardo Belmonte é um diretor inquieto. Ao longo da carreira, passou por diferentes registros, indo do drama político ao cinema de ação, da experimentação autoral à comédia popular sem nunca se acomodar em um único gênero. Assalto à Brasileira, seu novo longa, é mais um exemplo dessa versatilidade, um filme de assalto que se constrói sobre um dos episódios mais insólitos da história recente do país: o roubo ao Banestado em Londrina, em 1987, e que transforma o caos no retrato de uma nação acostumada a rir do próprio desastre.

Belmonte parte do fato real, mas não se interessa em reconstruí-lo com precisão documental. O que o atrai é o absurdo. Seu cinema sempre buscou zonas de desconforto, o limite entre o real e o caricatural, entre o drama e o deboche, e aqui ele se aproveita do tom tragicômico para comentar um Brasil que não mudou tanto quanto gostaria de acreditar. O assalto se torna pretexto para falar da falência moral, política e emocional de um país que normalizou a improviso como forma de vida.

Murilo Benício vive Paulo Ubiratan, um jornalista recém-demitido que, por acaso, vira refém, negociador repórter do próprio assalto. A partir desse ponto de vista enviesado, o filme mistura farsa e desespero, ridículo e real. A agência bancária é cenário de uma tragicomédia nacional que reúne bandidos desajeitados, reféns que opinam sobre o crime e a imprensa que transforma tudo em espetáculo. Belmonte sabe como trabalhar com o tom híbrido. O riso vem do desconforto, e o desconforto revela o que há de mais genuinamente brasileiro no episódio.

É um cinema que se sabe irregular e que transforma o improviso em método. As limitações materiais, longe de comprometer, servem como combustível para a invenção. A reconstituição dos anos 1980, com seus figurinos e cabelos exagerados e uma direção de arte que mistura o real e o teatral, contribui para esse clima de farsa melancólica. Belmonte cria um Brasil em miniatura, onde tudo parece prestes a desmoronar e, por isso mesmo, tudo é risível. O ritmo dinâmico, a montagem nervosa e o humor de borda fina reforçam essa sensação de caos coreografado.

O diretor não se esconde atrás do nonsense. Entre uma sequência absurda e outra, há uma reflexão sobre desigualdade e privilégio. O roteiro, coescrito com L.G. Bayão, coloca em evidência os contrastes sociais, com ladrões amadores e pobres; o jornalista branco e culto, e a plateia que torce pelo crime como válvula de escape, em especial num país como o dos anos Sarney. O discurso, porém, sem nunca pesar mais que a cena. A crítica social está embutida na própria forma, no modo como o filme ri da desorganização estrutural que o país carrega há décadas.

Assalto à Brasileira é imperfeito, mas sua imperfeição é viva. É um filme que pulsa na mistura de tons, na recusa à neutralidade, na tentativa constante de reinventar um cinema popular com identidade própria. Belmonte, mais uma vez, arrisca. E se o resultado às vezes vacila, é justamente porque há ali algo que o esse cinema brasileiro precisa encontrar: o desejo de experimentar. Entre o riso e a crítica, o deboche e o desalento, o filme reafirma a força de um diretor que sabe que não precisa temer o descompasso.

Um grande momento
Enquadrando Fonseca

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Assinar
Notificar
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais novo
Mais antigo Mais votados
Inline Feedbacks
Ver comentário
Botão Voltar ao topo