Série em Cenas

Atypical

O normal é superestimado

(Atypical, EUA, 2017)
  • Gênero: Comédia, Drama
  • Criador: Robia Rashid
  • Canal: Netflix
  • Elenco: Keir Gilchrist, Brigette Lundy-Paine, Jennifer Jason Leigh, Michael Rapaport, Nik Dodani
  • Temporadas: 4
  • Duração: 30 minutos

Quando assumimos as diferenças e estabelecemos relações cotidianas baseadas na transparência, parece que as fricções se dissolvem e as dinâmicas de conexão, convivência, e até mesmo vínculo, se reconfiguram e se fortalecem, e se mantêm vivas nessas condições. Atypical, série disponível na Netflix, traz tudo isso com um tom intimista e reflexivo que tira qualquer um de sua zona de conforto.

Sam (Keir Gilchrist) é um jovem no espectro autista que decide iniciar uma jornada rumo à sua independência. A jornada inclui se apaixonar e lidar com situações e sentimentos originados nesse universo confuso de hormônios e falhas de comunicação e expectativas, um paralelo curioso e bonito com sua fixação pela figura do pinguim e sua carga simbólica.

Um dos pontos principais está em como a mãe, Elsa (Jennifer Jason Leigh), encara esse momento do filho, e como ela se vê diante dos riscos e ameaças que ela imagina e teme, ao passo que precisa redescobrir seu novo papel não apenas nesse novo contexto de Sam, mas na evolução de toda a família e seus membros. 

Apoie o Cenas

Atypical ainda aborda outros temas sensíveis com a leveza e a doçura que qualquer vida cotidiana merecia ter. Ao longo das temporadas, a irmã de Sam, Casey (Brigette Lundy-Paine), também mostra sua complexidade e profundidade, seja na vida amorosa, seja sua maneira de lidar com as coisas imediatamente à sua volta. 

Nesta série, além de aprender tudo sobre pinguins e outros temas como espectro autista e relacionamentos homoafetivos, podemos ganhar uma bela lição de como se manter uma vida cotidiana pautada na transparência, estabelecendo relações honestas e horizontais em um ambiente que obrigatoriamente deve ser muito seguro para promover essa dinâmica, sem que haja receios de julgamentos ou desaprovações.

Aprenda como reconhecer suas diferenças e como fazer delas suas maiores lições para o crescimento com Atypical e a história de uma família que não tem nada de incomum, além da maneira que promovem um ambiente seguro o bastante para permitir que medos sejam superados e que espaços nunca antes frequentados se tornem opções e rotinas.

Melhor Episódio

T1E3 – Os Espíritos

Curte as colunas do Cenas? Apoie o site!

Soraya Lopes

Gerente de produto, comunicadora e buscadora constante de um descanso para a cabeça é viciada em séries e qualquer bobagem de tv que envolva comida, decoração ou sobrevivência e não tem escrúpulos de se emocionar com estas coisas. Se empenha em estudar filosofia, sociologia, psicologia e outros temas que possibilitem entender cada vez mais as pessoas.
Botão Voltar ao topo