Série em Cenas

Boneca Russa

(Russian Doll, EUA, 2019)
  • Gênero: Comédia
  • Criador: Leslye Headland, Natasha Lyonne, Amy Poehler
  • Elenco: Natasha Lyonne, Charlie Barnett, Sharlto Copley, Elizabeth Ashley
  • Temporadas: 1
  • Duração: 30 minutos

A partir de ideias da Teoria da Relatividade e da Quântica, chegou-se a um conceito de existência de inúmeros Universos que combinam todas as combinações possíveis: o chamado Multiverso. Imagine se ver preso em um dia de sua vida que se repete e te faz vagar por tais combinações! Boneca Russa, disponível na Netflix, brinca com isso e entrega reflexões e humor.

Uma mulher de Nova York morre em sua festa de aniversário de 36 anos e se depara com o retorno no mesmo dia para morrer de novo. Entre tentativas de sobreviver e buscar uma explicação que possa ajudá-la a entender o que está acontecendo, ela se vê presa em um ciclo surreal que lhe apresenta todo um novo acontecimento baseado em uma variação que se apresenta como pista ou é provocada pela protagonista.

Boneca Russa

A mulher é Nadya Vulvokov (Natasha Lyonne), sarcástica e conflituosa gera uma série de sentimentos em nossa relação com ela e sua saga, além de ser cheia de defeitos e mágoa que longo do tempo vão sendo apresentados e ressignificados, nos forçando a uma conexão diferente. Seu senso de humor e sua forma como encara seus desafios é com certeza o que garante o sucesso da série. 

A complexidade dos demais personagens de Boneca Russa também prende e bagunça a cabeça, como Alan (Charlie Barnett) que também está preso no loop no dia que a namorada de muitos anos decide terminar com ele. Extremamente organizado e meticuloso, entra em conflito com suas inseguranças e dificuldades de relacionamento para lidar com as combinações.

Boneca Russa

O multiverso extrapola a física de Stephen Hawking e é usado para explicar como o universo se ajusta à vida consciente conforme nós vamos vivendo e experimentando. Isso permite algumas reflexões existenciais bastante genuínas trazidas na série, conduzindo os desavisados para lugares que há tempos não eram acessados, e para os acostumados com os questionamentos que qualquer ciclo fatalista nos apresenta, boas risadas inescrupulosas.

Permita que suas camadas sejam desmontadas e expostas em um constante nó na cabeça que apenas Boneca Russa ousou fazer e conseguiu realizar. Maravilhosa para maratonar e resolver um monte de coisa que merece virar riso ou assunto na terapia, daquelas séries que na introspecção o resultado sai melhor e que cabe algumas doses de coragem para seguir.

Melhor Episódio
T01E08 – Ariadne

Série em Cenas

Curte as colunas do Cenas? Apoie o site!

Soraya Lopes

Gerente de projeto, comunicadora e buscadora constante de um descanso para a cabeça é viciada em séries e qualquer bobagem de tv que envolva comida, decoração ou sobrevivência e não tem escrúpulos de se emocionar com estas coisas. Se empenha em estudar filosofia, sociologia, psicologia e outros temas que possibilitem entender cada vez mais as pessoas.
Botão Voltar ao topo