Nesta quarta-feira, 13 de junho, a 13ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto abre a sua programação para o público. Inteiramente gratuita, ela busca estabelecer uma reflexão quanto ao patrimônio audiovisual brasileiro ao mesmo tempo em que estabelece um vínculo com a educação. A edição ocorrerá até 18 de junho, segunda-feira.

A 13ª CineOP será iniciada com uma exposição às 18h no Centro de Convenções. Composta por painéis estampados com imagens e textos, ela introduzirá o público nas temáticas centrais da Mostra: Preservação, História e Educação.

Já no dia seguinte, o Cine Vila Rica servirá de palco para a abertura da 13ª CineOP. A começar por uma performance audiovisual com a direção de Chico de Paula e Grazi Medrado e trilha ao vivo do grupo Barulhista.

A homenageada deste ano é a atriz veterana Maria Gladys, com vasto currículo no cinema, na televisão e no teatro. Além de sua presença, haverá a exibição de duas produções com o seu nome: Maria Gladys, Uma Atriz Brasileira, documentário produzido em 1980 escrito e dirigido por Norma Bengell, e Sem Essa Aranha, uma das grandes obras de Rogério Sganzerla, feita em 1970.