Notícias

Festival de Cinema Acessível Kids chega a Brasília

Nos dias 28 e 29 de setembro, Brasília recebe o Festival de Cinema Acessível Kids – a serviço da inclusão educacional. O projeto, que conta com a chancela da Unesco, aproxima da sétima arte as crianças com deficiência visual, deficiência auditiva e com deficiência intelectual, e mostra como educação, cultura, tecnologia e solidariedade podem ser agentes de transformação e inclusão social. No primeiro dia, o filme Malévola será exibido com três tecnologias de acessibilidade: a Audiodescrição, LIBRAS e Legenda Descritiva, às 9h45 e às 14h30, no Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, situado no edifício Senador Ronaldo Cunha Lima, anexo do Senado Federal, à Via N2, Bloco 2.

A entrada é franca, mas é preciso se inscrever, através do e-mail [email protected]. O Auditório tem capacidade para 148 pessoas por sessão. No dia seguinte, 29 de setembro, no mesmo local, das 8h às 16h, acontece uma oficina para educadores, mediante inscrição prévia pelo e-mail [email protected]@org.br.

O projeto nasceu há oito anos no Rio Grande do Sul, como Festival de Cinema Acessível, idealizado pelo empreendedor e musicista Sidnei Schames, presidente da OSC Mais Criança e em 2017 ganhou sua versão infantil, que agora percorre o país levando tendo, além da sessão, a oficina “Educadores +Inclusivos” (para educadores de escolas da rede pública e privadas a serviço da inclusão educacional). São Paulo e Rio Grande do Norte já receberam o evento e agora é a vez de Brasília. 

Apoie o Cenas

Cinema Acessível

Até hoje, em suas versões adulto e infantil, o Festival de Cinema Acessível foi assistido por cerca de 18,9 mil pessoas, em 36 cidades (32 no Rio Grande do Sul, duas em Santa Catarina, uma em São Paulo e uma no Rio Grande do Norte), em 100 apresentações presenciais; além de quatro online, em 2021.

O Festival de Cinema Acessível Kids traz como diferencial a adaptação de obras cinematográficas infantojuvenis, mas que fazem sucesso com a família toda. Oferece conteúdo acessível de qualidade para uma parcela da população privada do direito de ter acesso à magia do cinema. As ações de inclusão cultural para o público das pessoas com deficiência são raras e, quando existem, invariavelmente assistencialistas.

Sobre o Festival de Cinema Acessível Kids

O Festival de Cinema Acessível Kids é um projeto inovador, de inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência, nas áreas de educação, cultura e lazer, que se apoia em duas grandes ações: capacitação de professores para a inclusão social e o acesso universal.

As obras do Festival contam com os recursos de audiodescrição, legendas descritivas e Língua Brasileira de Sinais. A audiodescrição permite ao público com deficiência visual (pessoas cegas ou com baixa visão) ter acesso aos filmes através da descrição dos elementos visuais da obra. Pesquisas demonstram que esse recurso beneficia, ainda, espectadores com autismo, Síndrome de Down, déficit intelectual e dificuldade de concentração.

As legendas e a janela de Libras trazem acessibilidade ao público com deficiência auditiva. Além dos filmes acessíveis, o Festival promove uma recepção acolhedora do público, para que todos se sintam bem e possam aprender uns com os outros a partir das sessões de cinema.

O Festival, que tem entrada franca, também recebe a presença de familiares, crianças, adolescentes e jovens não PCDs, para que possam vivenciar a mesma realidade e favorecer o exercício da empatia e a oportunidade de repartir momentos de lazer e cultura. Proporcionando o convívio de pessoas com e sem deficiência nas salas de projeção e permitindo iguais oportunidades de entendimento.

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Assinar
Notificar
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Botão Voltar ao topo