Notícias

Festival de documentários Rastro começa amanhã

Começa amanhã (24) a primeira edição do Rastro – Festival de Cinema Documentário. Acima de tudo, o objetivo é formação de público, além de criar um espaço em Brasília onde seja possível apreciar e discutir o documentário.

Infelizmente, os encontros presenciais foram impossibilitados com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social, mas o festival se reconfigurou. Agora, acontecerá de maneira virtual até o próximo dia 28 de junho.

“Cogitamos adiar, mas foi unânime a decisão da direção do festival em seguir com o formato online”, afirma Renata Schelb, uma das diretoras do evento. “Apesar de tristes por não ter esta edição no Cine Brasília, mas entendemos a necessidade e a nossa responsabilidade”, completa.

Sobre a seleção

A curadoria da mostra competitiva ficou a cargo de Amaranta César, Melina Bomfim, Bruno Victor e Leticia Bispo. Além das sessões competitivas, o festival conta com outras atividades, como três mostras paralelas, duas oficinas, uma masterclass. Para completar, a programação trará uma homenagem à documentarista e professora Dácia Ibiapina.

“Construímos o Rastro levando em consideração questões que julgamos serem de extrema relevância no cenário de festivais de cinema”, afirma Rafaella Rezende. “Por exemplo, espaços para jovens curadores e exibição de filmes que possam promover discussões e reflexões políticas”, complementa.

Bethania Maia explica a formação da curadoria “composta por duas convidadas e dois selecionades a partir de edital destinado a pessoas em início de carreira”.

A “sede” do festival será a própria internet, ou melhor, as redes sociais do Rastro. As exibições são gratuitas e, seguindo a programação, os filmes estarão disponíveis por 24 horas. Calendário e mais informações no site do evento.

O Rastro - Festival de Cinema Documentário é uma produção da Três Produz
Bethania Maia, Renata Schelb e Rafaella Rezende, diretoras do Rastro

O I Rastro – Festival de Cinema Documentário é uma produção da Três Produz.

Acompanhe a cobertura virtual aqui no Cenas.

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Botão Voltar ao topo