O Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo começa no próximo dia 23 de agosto e segue até 2 de setembro. O tema da mostra, que chega a sua 29ª edição neste ano, é o “Em Busca do Tempo de Agora”, com filmes que focam no presente e em questões em pauta no Brasil e no mundo, como deslocamentos humanos, comunicação digital, representação política, imigração e refugiados, identidade, negritude, feminismo, memória e sexualidade, a 29ª edição traz à capital paulista 323 filmes, de 53 países.

Organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o festival é dirigido por Zita Carvalhosa, que explica a escolha do tema: “A seleção de filmes é um retrato do agora apresentado por meio do audiovisual e diferentes pontos de vista. Precisamos nos reconectar com o que é importante e urgente hoje e pensarmos na construção de um futuro melhor”.

A programação é dividida em três partes: as mostras principais Internacional, Latino-Americana e Programas Brasileiros, que revelam um panorama do cinema atual em cada região; os Programas Especiais, com atrações já tradicionais do festival, como a Mostra Infanto-juvenil e o retorno da sessão de terror; e as Atividades Paralelas, que incluem workshops, como o Curta & Mercado e os Kinoforum Labs.

Exílio, de Sylvia Borges é um dos destaques da Mostra Internacional

Além da temática principal, o festival tem várias mostras paralelas. A Cavídeo e seu criador Cavi Borges ganham uma mostra especial com 21 em homenagem aos 21 anos da produtora, distribuidora e uma das últimas locadoras de vídeo no país. Entre os programas especiais estão “70 Anos da Declaração dos Direitos Humanos”, que celebra a carta transformadora da sociedade mundial, “A Juventude de Herzog e Wenders”, com os primeiros filmes realizados pelos dois diretores alemães, “A Suíça em Foco” e “A Quinzena dos Realizadores” de Cannes.

A lista com todos os filmes está disponível aqui.

Encontros e debates abertos ao público também estão na programação, como “A Distribuição e os Espaço do Curta-metragem”, que será promovido pela ABD-SP (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas de São Paulo); “Cinema da Vela: Direitos Humanos”, com os diretores dos diretores Beth Formagini e Paolo Gregori e mediação da professora Esther Hamburguer; e “Os desafios de realizar o primeiro longa-metragem na Europa”, com a realizadora suíça Julia Furer.

Para mais detalhes das atividades do Curta & Mercado e dos encontros e debates, clique aqui.

SERVIÇO
29º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO
Abertura para convidados: 22 de agosto, no CineSesc
Programação: 23 de agosto a 02 de setembro de 2018 – Entrada gratuita
Locais: MIS, CineSesc, Cinemateca Brasileira, Espaço Itaú Augusta, Cinusp, CCSP e Circuito Spcine de Cinema.
Co-realização: Sesc SP, Spcine, Ministério da Cultura (edital FSA e Lei de Incentivo à Cultura), Superfilmes, MIS, Cinemateca Brasileira, Secretaria de Estado da Cultura (Proac ICMS).
Patrocinio: Apsen e Sabesp
Mais informações no site do evento.