Notícias

Abertas as inscrições para o 5º Talent Press Rio

Se você é uma jovem crítica ou um jovem crítico de cinema e está querendo conhecer melhor a profissão não há nada melhor do que mergulhar de cabeça em um festival de cinema. Imagina se isso for em um workshop, guiado por feras do assunto e em um grande festival internacional. É o que proporciona o Talent Press Rio, iniciativa do Goethe-Institut e da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), com apoio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), que chega agora em sua 5ª edição e está com as inscrições abertas.

Dentre os inscritos, oito participantes serão selecionados por uma comissão formada por profissionais da área e terão a oportunidade de estar virtualmente no Festival do Rio. O Talent Press Rio acontecerá de 15 a 26 de novembro e, além de acompanharem a programação do evento, os talents participam de seminários, mesas-redondas e masterclasses, desenvolverão conteúdo jornalístico (textos, vídeo-ensaios, podcasts) sobre os filmes vistos e a experiência do festival.

O Talent Press Rio tem a supervisão-geral do crítico e pesquisador Pedro Butcher, e neste ano terá como mentores Ela Bittencourt, colaboradora das revistas Sight and Sound, Film Comment e dos websites Notebook (MUBI) e Hyperallergic, entre outros; Roni Filgueiras, crítica e pesquisadora com passagens por O Globo, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Veja Rio; Juliano Gomes, coeditor da revista Cinética; e Ricardo Vieira Lisboa, crítico do site português À Pala de Walsh.

O Talent Press Rio é parte da iniciativa internacional do programa Berlinale Talents, que também acontece em Berlim, Buenos Aires, Durban, Guadalajara e Sarajevo.

Apoie o Cenas

Confira abaixo as normas de seleção

Condição:

Para concorrerem a uma vaga no projeto, as/os inscritas/inscritos concordam automaticamente que todo o material produzido pelas/pelos participantes será publicado nos sites do Festival do Rio, do Goethe-Institut, da Fipresci e da Berlinale Talents.

Candidatura:

As inscrições estão abertas de 16 de agosto até 03 de outubro e são feitas por meio do preenchimento do formulário eletrônico. Os campos devem ser preenchidos em português. Todos os documentos solicitados deverão ser enviados em um arquivo único. Candidatas/candidatos que enviarem mais de um arquivo serão automaticamente desclassificadas/desclassificados. Ao término da inscrição ou se solicitada alguma modificação por parte da organização, é necessário sempre clicar no botão “submeter” para que a mesma seja efetivada. 

Pré-requisitos:

É necessário que as/os candidatas/candidatos:

  • Sejam iniciantes na área de cinema e jornalismo, com experiência prática comprovada;
  • Tenham disponibilidade exclusiva ao programa de 15 a 26 de novembro;
  • Sejam naturais de países lusófonos ou residam neles – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe ou Timor Leste;
  • Tenham publicado três artigos relacionados a filmes, obrigatoriamente em português, nos últimos dois anos (seja no formato impresso ou virtual – é necessário que conste a data de publicação em cada artigo). É necessário o envio dos artigos no formato PDF. Se impresso, escaneado; se virtual (blog é aceitável), impressão PDF diretamente da página web. É necessário ainda que, nos artigos enviados, conste o nome da/do autora/autor da matéria;
  • Falem e redijam em português;
  • Tenham o conhecimento intermediário da língua inglesa que permita o diálogo com críticas, críticos e jornalistas internacionais convidadas/convidados.

Inscrições: Berlinale Talents

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Botão Voltar ao topo