Crítica | FestivalMostra SPnotas

Sábado Inocente

(V subbotu, RUS/ALE/UKR, 2011)

Drama
Direção: Aleksandr Mindadze
Elenco: Anton Shagin, Svetlana Smirnova, Stanislav Ryadinskiy, V. Gusov, Aleksej Demidov, Vyacheslav Petkun, Sergei Gromov, Uljana Fomicheva, Aleksey Shlyamin, Aleksej Galushko, Georgij Volynskij
Roteiro: Aleksandr Mindadze
Duração: 99 min.
Nota: 7 ★★★★★★★☆☆☆

O filme se passa em um sábado, no dia 26 de abril de 1986, quando um reator da usina nuclear de Chernobyl explode. Valery sabe o que pode acontecer e corre atrás da namorada para os dois fugirem. Mas ela tem um compromisso e ele é obrigado a ver toda a cidade e seus amigos mais íntimos vivendo mais um dia de suas vidas, com direito até a um casamento, como se nada acontecesse.

O ritmo do filme, marcado por cenas de corrida e uma câmera frenética, pode incomodar alguns, mas não poderia ser mais adequado à situação de desespero vivida pelo protagonista. Ao misturar conflitos pessoais, que vão desde lealdade partidária até uma perda de identidade, com rock, álcool, romance e muita ação, o diretor Aleksandr Mindadze é contundente ao tocar uma das feridas do regime comunista russo e faz pensar. Pessoas com labirintite devem evitar.

Apoie o Cenas

Um Grande Momento

As consequências de um música em inglês.

Links

IMDb [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=TJJ0CNtKvBY[/youtube]

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Botão Voltar ao topo