Série em Cenas

Euphoria

( Euphoria, EUA, 2019-)
Drama
Criador: Sam Levinson
Temporada: 1-
Elenco: Zendaya, Sydney Sweeney, Maude Apatow
Duração média: 53 min.
CanalHBO
Onde ver: HBO Go

Com narração onisciente da personagem mais consciente, Euphoria da HBO GO, é muito mais que sexo, drogas e Zendaya, é uma representação imagética da real condição contemporânea de adolescentes e seus dramas. A séries mais comentada dos últimos tempos traz tabus e dores que impressionam, emocionam e nos fazem crescer.

Será que tudo isto ocorre junto e ao mesmo tempo? Sabemos exatamente o que está acontecendo na intimidade de colegas e conhecidos? Talvez o que possa mais incomodar e dar o tom dramático é que este grupo de estudantes, apresentado na série, esteja vivendo apenas situações muito comuns para a idade, como sexo, descobertas de sua própria indentidade, drogas, relacionamento com os pais, amizades intensas, relacionamentos intensos e violentos e exposição nas redes. 

Apesar da naturalidade com que os jovens encaram todas as questões abordadas possa ser intrigante a alguns olhos, a forma como os pais lidam (em geral terceirizando ou acobertando) com seus desdobramentos, pelo contrário, com certeza não surpreende. E aí está a primeira trombeta da sacação: qual geração está mais perdida?  O fato é que ninguém está sabendo lidar com seus problemas internos, imagine se vai conseguir lidar direito com esse mar de conflitos dos filhos que são tão parecidos nos dramas, e tão diferentes nos instrumentos de escape! 

Nudes, namoro virtual, câmera paga, drogas e traição são apenas sintomas de uma confusão de histórias malucas familiares, ou de destaque por padrão estético e social, que acabam desembocando em situações extremas que nos arrepiam por nos lembrar que diariamente podemos também estar na mesma linha que separa o draminha nosso de cada dia da tragédia anunciada. 

  • Euphoria
  • Euphoria
  • Euphoria
  • Euphoria

Zendaya emociona na interpretação Rue, uma adolescente que acaba de sair de uma overdose e evidentemente tem a cabeça em outro ritmo desde criança. A forma como ela entende os fatos que nos apresenta é de uma consciência tão profunda que toca. Ela sabe exatamente como funcionam as drogas, seus riscos e como é sua constante onda de depressão que lhe acompanha desde sempre. A magia acontece quando ela conhece Jules (Hunter Schafer) uma garota novata da escola e criam uma linda amizade. 

Com a ousadia de colocar quem deveria ser a mais maluca como a onisciência da história, Euphoria ostenta variação de imagens, ritmos, sons e uma direção impecável que nos narra e nos insere na cabeça ora estimulada, era apática de uma das personagens mais bem construídas e vividas. 

O melhor episódio
T01E08 – And Salt The Earth Behind You

Ver “Euphoria” na HBO GO

Série em Cenas

Soraya Lopes

Gerente de projeto, comunicadora e buscadora constante de um descanso para a cabeça é viciada em séries e qualquer bobagem de tv que envolva comida, decoração ou sobrevivência e não tem escrúpulos de se emocionar com estas coisas. Se empenha em estudar filosofia, sociologia, psicologia e outros temas que possibilitem entender cada vez mais as pessoas.
Botão Voltar ao topo