Notícias

Vá e Veja – Retrospectiva 2022 no Cine Brasília

O Cine Brasília reservou o mês de dezembro para apresentar uma seleção do que de melhor passou pelas telas brasileiras durante o ano de 2022. Sob o título de VÁ E VEJA – Retrospectiva 2022, a primeira parte da mostra de 15 a 21 de dezembro tem sessões que acontecem às 18h30 e às 20h30. E prossegue com as exibições até o dia 28 de dezembro.

A programação do cinema também inclui as estreias de Nunca Mais Serei a Mesma, da realizadora Alice Lanari, e Breve História do Planeta Verde, de Santiago Loza, uma coprodução entre o Brasil e a Argentina, exibidas nos primeiros horários do dia. Ambos os filmes tratam de um dos temas fundamentais de nossa contemporaneidade: a questão de gênero, muitas vezes atravessada pela violência.

Sob a curadoria do professor e crítico Sérgio Moriconi, VÁ E VEJA – Retrospectiva 2022 inclui 18 filmes, produzidos no Brasil, França, Irã, Itália, Coreia do Sul, Japão, Ucrânia, Turquia e Portugal. São títulos que, na grande maioria, conquistaram prêmios nos maiores festivais de cinema do mundo, como Drive My Car, do diretor japonês Ryūsuke Hamaguchi, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2022, e Il Buco, Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Veneza.

Apoie o Cenas

Segunda parte em novo horário

A Parte 1 da VÁ E VEJA – Retrospectiva 2022 cobre o período de 15 a 21 de dezembro e a Parte 2 terá exibições entre os dias 22 e 28 de dezembro. A diferença entre as duas programações é uma inversão de horários de projeção de cada filme, tornando os títulos mais acessíveis ao público, além da exibição de títulos não exibidos antes: o português Vitalina Varela, de Pedro Costa; os franceses Com Amor e Fúria, de Claire Denis e A Acusação, de Yvan Attal; o italiano Tre Piani, de Nani Moretti , e o brasileiro Marte Um, de Gabriel Martins.

A seleção oferece uma enorme variedade de temas contemporâneos e devido à grande quantidade de filmes, cada título terá somente duas exibições durante o período.

ESTREIAS – Tanto o documentário Nunca Mais Serei a Mesma, de Alice Lanari, quanto a ficção Breve História do Planeta Verde, do argentino Santiago Loza abordam a questão de gênero e fazem uma crítica à intolerância e ao preconceito. Alice esquadrinha o problema da violência contra as mulheres em diferentes países do continente latino-americano. O documentário aborda o aumento dos casos de feminicídio, agressões e assédio no período da pandemia, praticado por pais, maridos, irmãos e filhos. A diretora concentra em quatro personagens algumas das consequências dessa realidade ainda no período pré-pandêmico.

Já Santiago Loza dá asas à imaginação, numa ficção bem-humorada onde indivíduos “transgêneros” convivem com seres extraterrestres. O realizador busca provocar reflexão pelo lado emocional, misturando referências cinematográficas e estilos como a comédia e o melodrama. O resultado rendeu exibições e prêmios em vários festivais internacionais.

VÁ E VEJA – Retrospectiva 2022

A programação exibe, do diretor japonês Ryūsuke Hamaguchi, dois premiados filmes, Drive My Car (Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2022) e Roda do Destino, vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Berlim. Completando o elenco de asiáticos, Encontros, do coreano Hong Sang-soo, que venceu o Urso de Prata de Berlim em 2021. Os franceses se fazem presentes com A Boa Mãe, exibido no Festival de Cannes de 2021. Também Com Amor e Fúria, da veterana e militante feminista Claire Denis, que traz no elenco as estrelas Juliette Binoche e Vincent Lindon. A Acusação, de Yvan Attal, é filme elogiadíssimo pela crítica europeia, com elenco que conta com a atriz Charlotte Gainsbourg, que também está presente no adorável Noites de Paris, de Mikhaël Hers. Da Itália, a mostra apresenta Tre Piani, do aclamado diretor Nani Moretti, premiado em diversos festivais internacionais, e Il Buco, Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Veneza.

Entre as produções brasileiras, destaque para Paixões Recorrentes, mais recente produção de Ana Carolina, única cineasta brasileira a constar da lista da revista francesa Cahiers du Cinéma, como uma das mais influentes diretoras de cinema do século XX, e Paloma, de Marcelo Gomes, consagrado como o melhor longa da mostra competitiva da Première Brasil do Festival do Rio de 2022. Também merecem destaque Marte Um, de Gabriel Martins, Prêmio de Público no Festival de Gramado deste ano, Segredos de Putumayo, de Aurélio Michiles, prêmio de Melhor Longa-Metragem da Mostra Pan-Amazônica de Cinema, e ainda Carvão, de Carolina Markowicz, premiado este ano no Festival do Rio. A programação inclui ainda Amigo Secreto, de Maria Augusta Ramos, obra fundamental na atual circunstância política de nosso país.

Igualmente oportunos são Klondike – A Guerra da Ucrânia, de Maryna Er Gorbach, sobre as circunstâncias que antecederam a guerra da Ucrânia, e o iraniano O Perdão, de Behtash Sanaeeha e Maryam Moghaddam. Ambos os filmes reforçam e destacam a presença feminina na mostra. Todos os outros títulos incluídos na programação tiveram ótima repercussão por parte do público e da crítica, como por exemplo Vitalina Varela, do português Pedro Costa, um filme para aqueles que consideram o cinema uma expressão de arte pura.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA, 15/12
14h40 – Breve História do Planeta Verde
16h30 – Nunca Mais Serei a Mesma
18h30 – O Perdão
20h30 – Segredos de Putumayo

SEXTA, 16/12
14h40 – Breve História do Planeta Verde
16h30 – Nunca Mais Serei a Mesma
18h30 – A Boa Mãe
20h30 – Il Buco

SÁBADO, 17/12
14h40 – Breve História do Planeta Verde
16h30 – Nunca Mais Serei a Mesma
18h30 – Paixões Recorrentes
20h30 – Drive My Car

DOMINGO, 18/12
14h40 – Breve História do Planeta Verde
16h30 – Nunca Mais Serei a Mesma
18h30 – Klondike: A Guerra da Ucrânia
20h30 – Carvão

SEGUNDA, 19/12
14h40 – Breve História do Planeta Verde
16h30 – Nunca Mais Serei a Mesma
18h30 – Amigo Secreto
20h30 – Encontros

TERÇA, 20/12
14h40 – Breve História do Planeta Verde
16h30 – Nunca Mais Serei a Mesma
18h30 – Noites de Paris
20h30 – Quando ousamos existir (RS/90’)
(a exibição deste filme não integra a programação da mostra Vá e Veja – Retrospectiva 2022).
Os diretores Cláudio Nascimento e Márcio Caetano estarão presentes à sessão para conversar com o público.

QUARTA, 21/12
14h40 – Breve História do Planeta Verde
16h30 – Nunca Mais Serei a Mesma
18h30 – Paloma
20h30 – Roda do Destino

Por: Assessoria de Imprensa

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Assinar
Notificar
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Botão Voltar ao topo