Artigos

Mortos-vivos se mantêm em alta no cinema com novos filmes sendo lançados

Os mortos-vivos são os personagens favoritos de muitos fãs do cinema. Filmes como Madrugada dos mortos e Extermínio se transformaram em clássicos que serviram de inspiração para obras mais recentes. Desde o ano passado, por exemplo, foram mais de cinco produções em que o tema principal era a sobrevivência contra os famosos zumbis. Destaque para sequência de Zumbilândia, que conseguiu repetir o sucesso do filme original.

Com uma bilheteria de US$ 122 milhões, ZumbilândiaAtire duas vezes foi lançado no final de 2019 e conseguiu resgatar os fãs do primeiro filme, que estreou nos cinemas mais de 10 anos atrás e obteve uma bilheteria de US$ 102 milhões. A crítica do portal Omelete mostra como o diretor Ruben Fleischer seguiu a história dos quatro personagens principais em Washington, nos Estados Unidos, uma década depois dos acontecimentos do filme original.

Zumbilândia foi apenas um dos filmes de zumbi a chegar nos cinemas em 2019. Os mortos não morrem estreou em outubro do ano passado no Festival de Cannes e chamou a atenção pela presença de Adam Driver no elenco. O ator foi indicado à categoria de Melhor Ator no Oscar 2020, mas acabou perdendo para Joaquin Phoenix. O filme conta a história de um ataque zumbi em uma pequena cidade dos Estados Unidos e foi dirigido por Jim Jarmusch.

Pequenos monstros foi outro filme a estrear em 2019 e seu enredo é diferente dos que estamos acostumados a assistir. Ele conta a história de amor entre um músico falido e uma professora, situação que ganha uma reviravolta por conta de um apocalipse zumbi. O maior destaque vai para a presença da premiada atriz Lupita Nyong’o.

Temática zumbi

Não é nenhuma novidade o fato de os mortos-vivos serem um sucesso no mundo do entretenimento. Podemos citar, por exemplo, a carreira do falecido diretor George A. Romero. Ele fez sucesso com seus vários filmes de temática zumbi, inclusive clássicos como A noite dos mortos-vivos, Despertar dos mortos e Dia dos mortos. Ele dirigiu também o filme A metade negra, que foi escrito por Stephen King, o rei dos livros de terror. Foram mais de 15 filmes com o mesmo tema e muito reconhecimento por parte dos fãs.

Entretanto, não é apenas no universo do cinema que os zumbis fazem tanto sucesso. Basta ver a audiência do seriado The Walking Dead, que está no ar desde 2010. A produção é, na verdade, uma adaptação da HQ da Image Comics, criada pelo escritor Robert Kirkman em 2003. Fora das telas, há outros setores da indústria do entretenimento que também são dominados pelos zumbis, o que pode ser ilustrado, por exemplo, por produtos como o caça-níquel Lost Vegas. Disponível no site de caça-níqueis online, Betway Cassino, Lost Vegas reúne os mortos-vivos e a cidade de Las Vegas em um cenário apocalíptico. Outro exemplo de como os zumbis dominam vários setores da cultura pop são os mais de 20 jogos da franquia Resident Evil. Produzidos pela empresa Capcom desde 1996, os jogos contam a história de um apocalipse zumbi iniciado na cidade fictícia de Raccoon City. O jogador tem como objetivo impedir a propagação dos mortos-vivos.

O setor da literatura também não fica de fora do tema, visto que várias obras têm os famosos zumbis como personagens centrais. Na lista do portal Guia da Semana foram mencionadas 10 obras mais do que indicadas para os fãs dos mortos-vivos. Entre elas está Guerra Mundial Z, escrita por Max Brooks. O sucesso do livro foi tanto que ganhou até um filme, lançado em 2013 e estrelado por Brad Pitt.

Novos filmes chegando

Os próximos meses prometem cada vez mais filmes com zumbis, já que o tema parece nunca sair de moda. Uma das estreias mais aguardadas é a de Army of the Dead, dirigido por Zack Snyder. O diretor de Batman vs. Superman: A Origem da Justiça tem um histórico com filmes de zumbis e promete, no final de 2020, lançar outro filme do gênero direto na Netflix. Outro título que deve chamar a atenção é o coreano Invasão Zumbi 2: Península, que é uma sequência direta do filme que fez sucesso em 2016.

Filmes de zumbis são interessantes justamente por tratar de algo improvável de acontecer, mas que ainda assim gera muita emoção e adrenalina. O sucesso de grandes obras fez com que o gênero se consolidasse nos cinemas. Porém, existem muitos filmes de qualidade duvidosa quando falamos de mortos-vivos. As produções que citamos por aqui, entretanto, não parecem ser o caso, principalmente pela excelência dos elencos envolvidos. Se você é fã de uma das temáticas mais famosas do cinema, prepare-se, pois ao que tudo indica este ano será um dos melhores para acompanhar histórias de apocalipse zumbi.

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Botão Voltar ao topo
Fechar