Especial

Teste de audiência

Ontem tive uma experiência muito interessante e quero aconselhar a todos que, se tiverem oportunidade, não deixem de conferir. A experiência foi conferir o teste de audiência de um filme aberto, ou seja, que ainda não foi finalizado.

Como em todo teste do gênero, não posso falar sobre o filme que assisti, mas a iniciativa é tão legal que merece ser comentada. A grande diferença de outros testes de público, este projeto tem a grande vantagem de acontecer todos os meses em Brasília e em Curitiba.
Em sua 19ª edição no DF, o projeto já recebeu filmes nacionais dos mais variados gêneros. Passaram por lá “Cidade dos Homens”, de Paulo Morelli; “A Via Láctea”, de Lina Chamie; “O Signo da Cidade”, de Carlos Alberto Riccelli; “Panair do Brasil”, de Marco Altberg e muitos outros.

Com entrada gratuita, os espectadores devem preencher um termo de sigilo e, depois da exibição do filme, um questionário sobre o que acharam do que acabaram de ver. Logo depois, o público debate com o diretor sobre alguns pontos do filme.

Nesta última edição, o grande diferencial foi que ninguém sabia o que iria assistir, ou seja, um teste-surpresa.

É um programa interessantíssimo para aqueles que moram nas capitais ou os que estão passando por ali nos dias da realização.

O projeto Teste de Audiência é uma promoção da Caixa Cultural e tem a curadoria dos cineastas Marcio Curi e Renato Barbieri. A próxima edição na capital deve acontecer no dia 05 de abril.

Mais informações no site Teste de Audiência.

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. Faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

Um Comentário

  1. hehe. deve ser no mínimo curioso.
    quem sabe se um dia não tenha a sorte de conseguir uma oportunidade dessa.
    abraço :)

  2. Ah, poxa, essas coisas nao tem por aqui!! =( gostaria mt de participar;

  3. Oi Cecilia,

    Um experiência única, não? Ali a gente tem a oportunidade de dar muitos pitacos :) e além disso, conhecer um pouco da visão do diretor em relação ao filme. E isso muda muita coisa. Não que torne um filme melhor ou pior, mas revela facetas que talvez não tenhamos percebido. Gostei muito e quero ir de novo.

    Abração! E divirta-se por aí.

  4. Nossa, bem que eu gostaria de participar de algo assim, pena que não tem nada do tipo por aqui… Abs!

  5. Nossa, uma pena que eu more tão, tão distante dos locais onde acontece o projeto. Um dos meus sonhos de cinéfilo sempre foi o de participar de um teste de audiência. Espero que um dia eu tenha essa oportunidade.

Botão Voltar ao topo
Fechar