Top, top, top uh!

10 Super-Heróis

Já que estamos em tempos de Wolverine no cinema e todo mundo só fala nisso, nada melhor do que uma listinha com aqueles que têm superpoderes na telona.

A idéia de fazer uma lista de super-heróis cinematográficos é bem problemática. Primeiro porque é difícil achar filmes que tenham sido feitos à altura dos quadrinhos que apresentaram os poderosos e depois porque não existem limites e filmes como esses parecem brotar da terra e sempre têm várias continuações.

Para tornar a tarefa mais possível resolvi que faria uma lista de dez, como sempre, mas dividida no meio. Cinco versões me agradaram no cinema e cinco foram tão ruins que não mereciam nem existir.

Batman

Sei que sou meio suspeita para falar do Batman já que sou quase uma fanática pelo morcegão. Mas nem toda a devoção ao cara me fez sair satisfeita do cinema nas primeiras aparições dele na telona. Foram seis tentativas até que eu finalmente visse o meu super-herói favorito nas telonas. Embora Batman – Cavaleiro das Trevas ainda tenha alguns defeitos e exageros, as qualidades chamam muito mais atenção. Sem falar na atuação fenomenal de Heath Ledger como o Curinga.
Quem deu vida ao Bruce Wayne: Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney e Christian Bale

Homem-Aranha

Esse aqui já está indo para a quarta história nas telonas. O primeiro episódio foi até interessante, mas o segundo foi o melhor da franquia, sem nenhuma dúvida. Em compensação, o terceiro filme foi muito fraco e as piadinhas internas completamente infelizes.
Quem deu vida ao Peter Parker: Tobey Maguire

X-Men

Mais um que não precisava ter o terceiro filme. O primeiro X-Men tentava ser bom, mas o objetivo só foi atingido no segundo filme. Wolverine Origens, um pouco melhor do que o anterior, é considerada uma quarta parte da história, mas apesar de algumas poucas conexões acho que não se enquadra.
Quem deu vida aos: Professor Xavier – Patrick Stweart, Wolverine – Hugh Jackman, Jean Grey – Famke Jansen, Scott Summers (Ciclope) – James Marsden, Ororo Munroe (Tempestade) – Hale Berry, Marie D’Ancanto (Vampira) – Anna Paquin

Homem de Ferro

Como o segundo exemplar do mega=empresário robótico ainda não foi lançado, posso dizer que esta é a melhor adaptação dos quadrinhos para o cinema. Claro que tudo pode mudar daqui para frente mas, até o momento, aquela figura mostrada nas telonas está bem parecida com o Tony Stark que eu conheço.
Quem deu vida ao Tony Stark: Robert Downey Jr.

300

Essa é uma das adaptações mais controversas por aí. Enquanto alguns gostam muito, outros detestam. Eu fico no primeiro grupo e não é só pelas barrigas de tanquinho dos rapazotes, mas pelo visual super apurado e bem definido. As imagens falam por si e, por isso, 300 está do lado positivo da lista.
Quem deu vida ao Rei Leonidas: Gerard Butler

Alguns outros heróis merecem uma menção honrosa aqui como a Família Pêra, dos Incríveis e o Super-homem de Christopher Reeve no primeiro filme da franquia.

E agora vamos aos que não chegaram lá:

Motoqueiro Fantasma

Que o Nicolas Cage anda pegando uma bomba atrás da outra todo mundo já sabe, mas o que foi esse Johnny Blaze do rapaz? O filme vai por um caminho tão absurdo que a cada cena fica mais difícil não cair na gargalhada.
Quem deu vida ao Johnny Blaze: Nicolas Cage

Hulk

Apesar de ser uma sequência bem superior ao primeiro filme sobre o verdão mutante, o segundo título não consegue desfazer o mal-entendido e não consegue ser a altura das histórias em quadrinhos. Quem sabe chegue perto da série televisiva, mas acho que nem dela.
Quem deu vida ao Bruce Banner: Eric Bana e Edward Norton

Quarteto Fantástico

O Quarteto Fantástico já apareceu duas vezes nas telonas nos últimos tempos. Na última vez, até levaram o Surfista Prateado junto. Nem todos os efeitos especiais foram suficientes para deixar o negócio mais suportável. Mas isso não era o pior, existe uma outra versão mais antiga de 1994 que só consegue causar uma reação e
m quem a assiste: vergonha alheia.
Quem deu vida aos Reed Richards (Sr. Fantástico) – Ioan Gruffudd e Alex Hyde-White, Susan Storm (Mulher Invisível) – Jessica Alba e Rebecca Staab, Johnny Storm (Tocha Humana) – Chris Evans e Jay Underwood, Ben Grimm (A Coisa) – Michael Chiklis, Michael Bailey Smith.

Demolidor

A primeira vez que vi o filme do Demolidor (no cinema, infelizmente) achei que tinha sido uma das piores escolhas que eu já fizera, mas acabei esquecendo completamente do filme. Aquele esquema de memória seletiva, sabe? Anos mais tarde o Rodrigo quis ver e, logo nos primeiros momentos do meu sofrimento declarou que era um dos piores filmes de sua vida. O negócio é dose mesmo!
Quem deu vida ao Matt Murdock: Ben Affleck

Aço

O que pode acontecer quando um astro do basquete estadunidense, destaque da NBA, resolve se transformar em estrela de cinema? Nada que dê muito certo, se o exemplo dado for o de Shaquille O’Neal. Nem toda a simpatia do jogador grandão é capaz de melhorar o fracasso de Aço. Totalmente dispensável!
Quem deu vida ao John Irons: Shaquille O’Neal

Claro que a banda podre da maçã também merece algumas menções: Fantasma, Justiceiro e Elektra não podiam faltar aqui.

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. Faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

11 Comentários

  1. Eu não colocaria Watchmen nas minhas favoritas, mas poderia ter citado nas menções honrosas.
    Agora Mulher-Gato é um absurdo não estar aqui, né? Que filme péssimo, meu Deus!
    Elektra está ali lembrado. E Wolverine é ruim, mas não é péssimo!
    Agora, sem nenhuma dúvida, Aço é o pior filme de super-herói que existe no mundo. Pode confiar que eu garanto!

    Beijocas!

  2. 5 melhores:
    BATMAN, HOMEM-ARANHA, SUPERMAN, WATCHMEN, HOMEM DE FERRO.

    5 piores:
    MULHER-GATO, MOTOQUEIRO FANTASMA, ELEKTRA, QUARTETO FANTÁSTICO, WOLVERINE.

    E que coisa horrorosa este conceito de “AÇO”, hahahahahaha!

    Ciao!

  3. Olá, pessoal!

    Viram como eu estou conseguindo responder os comentário. rs.

    Marcio – Nossa, eu tenho sérias restriçõs ao Hulk de Ang Lee. Acho um filme até ousado, mas que não decola. Esse segundo também não é lá essas coca-colas todas e por isso esta na lista dos fraquinhos.

    Anderson – Ah sim! Muitos mesmo, mas eu tenho que colocar só dez. Aí já viu, né?

    Gema – Oba! Selos! Claro que vou olhar lá. Muito obrigada, viu?

    Sérgio – Eu também pensei no Super-Homem, até fiz uma menção honrosa, mas os outros são melhores.

    Fred – Ah, eu gosto do segundo Homem-Aranha, ficou bem parecido com a HQ.
    Quando falo exageros, não são aqueles do tipo: “ah, que mentira!” são do tipo: “para quê forçar tanto a mão nos efeitos especiais se ficaria melhor sem eles?”

    Beijocas para vocês!

  4. Concordo com boa parte da sua lista, Cecília.
    Só discordo com relação à franquia do Homem-Aranha, que acho completamente rasa e sem graça.
    Quanto ao melhor HQ no cinema, meu voto fica com Cavaleiros das Trevas, tendo Homem de Ferro logo em seguida.
    A desculpa de que Batman tem exageros, para mim, não cola. A última coisa que podemos analisar em filme como esses são os exageros, afinal, todos os têm e é isso que confere o fantástico do gênero.
    Abç!

  5. Boa lista, meu preferido é o Batman mesmo, incluiria Superman, já que os dois primeiros da franquia foram ótimos filmes.

    Beijos Cecília

  6. Faltaram vários nesta lista, é claro. Mas dentre eles, fico com Batman.
    =)

  7. Não acho que este segundo Hulk seja melhor do que o primeiro.

    O Hulk de Ang Lee é muito melhor que este!

Botão Voltar ao topo
Fechar