(Beoning, KOR, 2018)
Suspense
Direção: Lee Chang-dong
Elenco: Ah-In Yoo, Steven Yeun, Jong-seo Jeon, Soo-Kyung Kim, Seung-ho Choi
Roteiro: Haruki Murakami (conto), Lee Chang-dong, Oh Jungmi
Duração: 148 min.
Nota: 8 ★★★★★★★★☆☆

Você não tem que acreditar que algo está ali. Você tem que esquecer que não está.

Uma personalidade retraída que, por acaso, encontra em duas pessoas os impulsos que lhe faltam. De maneira rápida e bastante superficial, essa seria a descrição de Em Chamas, novo filme de Lee Chang-dong (Poesia). Mas não faria jus a tudo o que o diretor sul-coreano entrega nas quase duas horas e meia de filme. Há drama, romance e suspense num emaranhado de histórias que vagueiam entre a verdade e a ilusão.

No centro de todas elas, ou como protagonista ou como ouvinte, está Jong-su, um aspirante a escritor que vive de bicos e se vê obrigado a cuidar da fazenda do pai. O resgate do passado é estimulado com um encontro casual com Hae-mi, uma amiga de infância. As incertezas que estabelecem a relação dos dois, por sua vez, também encontram estímulo em um outro encontro casual, desta vez com Ben, um jovem rico misterioso que volta da África com ela.

O triângulo desenvolve-se muito mais na intimidade de seus indivíduos e na curiosidade despertada por eles dentro e fora das telas do que nas relações amorosas, embora estas também estejam aí e sejam determinantes. O longa é uma adaptação do conto “Barn Burner”, de Haruki Murakami, com toques da obra homônimo de William Faulkner. Em seu coser narrativo, Chang-dong conduz impressões e incertezas com as presenças (e ausências) da sua trinca de personagens.

Assim, transforma aquilo que começou, e faz com que o reprimido e não-sabido tome conta do terço final, em suspense e explosão. Marcante, Em Chamas é um daqueles filmes que envolvem, inquietam e ficam muito tempo com o espectador. Escolha garantida nessa 42ª Mostra de São Paulo, o filme chega aos cinemas em 1° de novembro.

Um Grande Momento:
Fervura.

Próximas sessões na Mostra:
Dia 26, às 20h30 – Caixa Belas Artes 1
Dia 27, às 16h – Cinesala
Dia 28, às 17h20 – Espaço Itaú Frei Caneca 1
Dia 29, às 21h – Espaço Itaú Pompéia 1
Dia 31, às 14h – Cinearte Petrobrás 1

Links

No IMDb