Crítica | Streaming

O Grande Ivan

(The One and Only Ivan, EUA, 2020)
Nota  
  • Gênero: Aventura
  • Direção: Thea Sharrock
  • Roteiro: Mike White
  • Elenco: Sam Rockwell, Bryan Cranston, Phillipa Soo, Chaka Khan, Mike White, Ron Funches, Angelina Jolie, Helen Mirren, Danny DeVito, Ariana Greenblatt, Ramon Rodriguez, Brooklynn Prince
  • Duração: 95 minutos

Inspirado na história real do gorila Ivan, resgatado de caçadores ilegais em um safári na África, até que foi pros EUA e viveu com uma família que dirigia um circo por 27 anos, esse filme da Disney tem um elenco estrelado dublando animais digitalizados como em Mogli – O Menino Lobo.

Assim como o filme de Jon Favreau, vencedor do Oscar de efeitos visuais em 2017, O Grande Ivan está indicado na mesma categoria este ano com equipe chefiada por Nick Davis (essa é sua segunda indicação), que faz um trabalho impecável na criação dos animais digitais, num filme que certamente não é memorável mas é bem menos pior do que Dolittle.

O Grande Ivan

Dirigido por Thea Sharrock (Como eu Era Antes de Você), o filme foca nos 189 quilos de pura sensibilidade de Ivan, que partilha do sonho da amiga elefanta Stella, de caminhar na natureza. Ambos são atrações de um circo de um shopping center. Em flashbacks, o gorila lembra quando era um filhote nas savanas e desenhava. Com lama, barro e o que tinha acesso até que no circo, segue desenhando com giz de cera — mas a habilidade artística não é suficiente para fazer o público se comover e lotar o espetáculo.

A dinâmica de O Grande Ivan se altera ou ao menos tenta sair da mesmice com a inclusão da jovem elefanta Ruby na trupe. Ao lado da galinha (Henrietta), da foca (Frankie), do coelho (Murphy), do elefante (Stella), da poddle Snickers e do vira lata (Bob), Ivan resolve deixar o circo para cumprir a promessa à pequena amiga e levá-la para um habitat natural.

O Grande Ivan

“Recuperar a agitação”

Há um revés — com intermissão do clássico papagaio falastrão e os animais voltam pro cativeiro mas logo o clamor popular pede que o circo no shopping encerre suas atividades. Ao lado dos modernos substitutos dos animatrônicos, Bryan Cranston empresta seu carisma para uma fábula que fica entre Dumbo e Lassie. Ele é Mack, apresentador e dono do circo que adota Ivan ainda na infância, fazendo dele seu ganha pão.

Com as vozes de Sam Rockwell, Brooklynn Price, Angelina Jolie, Helen Mirren e Danny DeVito, O Grande Ivan foca na força da amizade e tem a seu favor a força da dublagem. São uma família que luta para permanecer assim, trabalhar e quem sabe um dia mudar de vida, fazer os “humanos se redimirem não natureza”.

Com o lema da gentileza que gera gentileza, Ivan e seu amigo humano vão trilhar caminhos diferentes, viver novas etapas da vida. Mas como numa produção convencional da Disney, inspirada num livro infanto juvenil como a obra de Katherine Applegate, o final certamente será feliz.

Um grande momento
Na natureza selvagem

Lorenna Montenegro

Lorenna Montenegro é crítica de cinema, roteirista, jornalista cultural e produtora de conteúdo. É uma Elvira, o Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e membro da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA). Cursou Produção Audiovisual e ministra oficinas e cursos sobre crítica, história e estética do cinema.
Botão Voltar ao topo