Crítica | Streaming

O Profissional

(Léon, FRA, 1994)

Ação

Direção: Luc Besson

Elenco: Jean Reno, Natalie Portman, Gary Oldman, Danny Aiello, Peter Appel

Roteiro: Luc Besson

Duração: 110 min.

Minha Nota: 8/10

Filmes de ação costumam espantar das salas todas as pessoas que não gostam muito do gênero. Para muitos, onde há tiroteio, não há roteiro. O Profissional é mais um dos filmes que veio para mostrar que estas pessoas não poderiam estar mais enganadas. Luc Besson sabe muito bem como misturar uma ação extremamente violenta a uma história de solidão e encontro.

Léon é um matador de aluguel que, quando não está treinando para assassinar alguém, está executando a ação. Ele é rápido, certeiro e muito sistemático em tudo que faz. Assim acaba se tornando o melhor profissional do mafioso italiano local.

Paralelamente, uma família é exterminada por um grupo de policias do departamento de entorpecentes, após a descoberta de que o patriarca está envolvido com o tráfico de drogas. Uma das filhas não estava em casa no momento e, ao ver a cena, vai pedir ajuda ao vizinho que é ninguém menos que Léon.

A partir de então, suas solidões se cruzam e eles começam a construir uma vida juntos.

O filme sabe como equilibrar muito bem cenas sangrentas e cenas singelas. Os atores principais estão excelentes. Reno demonstra ser tão sozinho e tão despreparado para conviver com qualquer pessoa, que chegamos mesmo a acreditar em cada segundo daquilo que assistimos. Natalie Portman, em seu primeiro papel de destaque, então com 13 anos, não se perde e já demonstra que seria uma grande atriz no futuro.

Os dois estão, na maioria do filme, em evidência. Fazendo cenas profundas e doloridas, ou divertidas e leves. Mas uma outra atuação chama a atenção. Gary Oldman é o chefe do departamento de entorpecentes e tem uma personalidade completamente perturbada e sádica. Mesmo aparecendo em poucos momentos, deixa a sua marca.

O roteiro consegue deixar os espectadores bem ansiosos e nunca cansa. Até aqueles que odeiam o gênero terminam de assistir satisfeitos pelo que viram, os que se recusaram a conhecer perderam uma grande obra de direção e interpretação.

Um filme que merece ser conhecido. Indicado para todos.

Um Grande Momento

O jogo de adivinhação, com as imitações de Portman.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

César: Filme, Direção, Ator (Jean Reno), Fotografia (Thierry Arbogast), Edição (Sylvie Landra), Som (François Groult, Pierre Excoffier, Gérard Lamps, Bruno Tarrière), Música (Eric Serra)

Links



Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. Faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

Um Comentário

  1. O Profissional é um filmaço.
    Jean Reno está excelente no papel do solitário assassino e Natalie Portman em seu primeiro papel para o cinema arrasou.
    Sem contar as cenas de ação e o treinamento da garotinha, que são ótimos.
    Excelente.

  2. Oi, gente!

    Vale a pena, viu Wallace! Depois de assistir diz se você gostou…

    Ramon(es), eu ainda não vi a versão extendida, acredita? Morro de vontade…

    Eu também gosto muito dele, Isabela. Nunca me decepcionei com ele. Drama ou comédia, ele sempre está bem.

    Pois é, Red Dust. E tem muita gente que não assiste por achar que vai cair na mesmice dos roteiros sem conteúdo.

    Tenho certeza que você vai gostar, Rodrigo. A gente sempre acaba com filmes na lista que nunca lembramos de assistir, né? Eu tenho vários que prometi ver, mas acabo esquecendo e dando prioridade para outros que nem chamam tanto a minha atenção…

    Beijocas a todos!

  3. Cecilia, mais um que coloco na minha lista de prioridades para assistir e que estava meio esquecido, encostado…
    beijos!!!

  4. Um filme com uma construção interessante, e que, realmente, não é apenas do tiro pelo tiro.

    A minha classificação: 7/10.

  5. Esse filme realmente é muito bom.
    No dvd tem até uma versão extendida. Preciso comprar inclusive.

  6. O Profissional é daqueles filmes que sei que tenho que assistir mas que nunca assisto … vamos ver se agora isso muda.
    Postei lá no blog uma lista com 5 filmes subestimados e passei essa corrente para vc … agora é a sua vez de fazer sua lista !
    Abraços.

Botão Voltar ao topo