estanteMostra SPnotas

Papicha

(Papicha, FRA/ALG/BEL/QAT, 2019)
Drama
Direção: Mounia Meddour
Elenco: Lyna Khoudri, Shirine Boutella, Amira Hilda Douaouda, Yasin Houicha, Zahra Manel Doumandji, Marwan Zeghbib, Aida Ghechoud, Meriem Medjkrane
Roteiro: Mounia Meddour
Duração: 106 min.
Nota: 9 ★★★★★★★★★☆

Nedjma. A mente pulsante e vivaz por trás de Papicha, um sonho partilhado por ela com outras meninas que vivem no campus universitário – que mais parece um internato de tão opressivo e vigiado. Sonhando em ser design de moda, ela ignora desde os pedidos do namorado para que se casem e saiam da Argélia, como o apelo das mulheres mais velhas para que use o hijab (véu) e chame menos atenção para si.

Com delicadeza e absoluto controle artístico Mounia Meddour faz um filme passado na década de 90 que é extremamente urgente por se deter nas vicissitudes da vida de mulheres que são oprimidas em sociedades arcaicas.

Lyna Khoudri brilha como Nedjma, se rebelando contra todos e ainda soprando esperança no peito das companheiras universitárias como na cena do desfile de moda que é catártica ao mesmo tempo em que é assustadora.

Papicha traz momentos belíssimos de companheirismo entre aquelas meninas ao mesmo tempo em que as mostra em situações terríveis de abuso e violência sexuais, morais que vão formando uma cadeia de ações que eclode na guerra civil argelina. Algumas companheiras ficam pelo caminho, outras se unem e se fortificam ainda mais para frutificar um sentimento de inconformidade e revolução.

Papicha já estreou no projeto Cinépolis/Caixa de Pandora e deve ser visto e revisto como uma janela para espiar o mundo exterior e interior.

Um Grande Momento:
O banho na praia.

Links

IMDb

[43ª Mostra de São Paulo]

Lorenna Montenegro

Lorenna Montenegro é crítica de cinema, roteirista, jornalista cultural e produtora de conteúdo. É uma Elvira, o Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e membro da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA). Cursou Produção Audiovisual e ministra oficinas e cursos sobre crítica, história e estética do cinema.
Botão Voltar ao topo
Fechar