(Passagem Secreta, BRA, 2020)
- Gênero: Ficção Científica
- Direção: Rodrigo Grota
- Roteiro: Roberta Takamatsu
- Elenco: Luiza Quinteiro, Sofia Cornwell, Tiago Daniel, João Guilherme Ota, Arrigo Barnabé, Fernando Alves Pinto, Sandra Parra, Nádia Quinteiro, Letícia Conde, Luana Rodrigues, Felipe Rost, Stella Rea Barnabé, Rafael Losso, Rodrigo Guedes
- Duração: 95 minutos
Depois de um filme sobre ele, Ostinato, Arrigo Barnabé (de maneira histriônica) dá o ar de sua graça em Passagem Secreta, mas sua participação não compromete o resultado final do filme de Rodrigo Grota. Com roteiro original de Roberta Takamatsu, a aventura teen filmada em Londrina poderia ser um belo exemplar da criatividade fora do eixo Rio-São Paulo vista em Alice Júnior ou Irmã – que também está nessa edição de Tiradentes – porém a falta de unidade narrativa e o excesso de “referências” de outras obras contemporâneas como Stranger Things, It: A Coisa e Nós resultam numa insípida aventura.
Elaborado de maneira convencional, com trilha soporífera, montagem cartesiana além de atores excelentes como Fernando Alves Pinto em atuações protocolares e um elenco infanto-juvenil que poderia ter sido melhor preparado, Passagem Secreta carece de inspiração. Não assusta, não instiga e os efeitos visuais não disseram ao que vieram, muito menos a ambiência em um parque de diversões daqueles que são frequentes nas pequenas cidades e que rendem toda uma sorte de histórias misteriosas.
Definitivamente sonolento, Passagem Secreta deve passar despercebido no circuito de festivais, mas pode encontrar públicos menos exigentes no streaming, onde talvez passe por uma produção da Nickelodeon sem qualquer pretensão cinematográfica.
Um grande momento
Vovô Barnabé, o fantasma da TV